segunda-feira

Intestino preso? Conheça os alimentos que ajudam a acabar com esse desconforto



 Intestino preso é uma condição que afeta milhões de pessoas e causa desconforto  abdominal, inchaço e uma sensação desagradável, e pode chegar a complicações mais sérias como a formação de hemorróidas e até casos de intervenção cirúrgica. Os mais afetados são idosos e mulheres. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que esse quadro pode ser consequência de diversos fatores, como dieta pobre em fibras, desidratação e falta de atividade física, e lembra que a alimentação equilibrada é a principal aliada para ajudar o bom funcionamento do sistema digestivo. “Tratar a constipação geralmente envolve mudanças no estilo de vida, mas é fundamental fazer ajustes alimentares”, diz. 

A especialista dá 4 dicas que fazem toda a diferença na melhora da saúde do intestino:

Beber água:  ponto básico, mas, de tão básico, acaba esquecido. A hidratação é um dos pilares do bom funcionamento do sistema digestório. 

“Deixar de beber água pode resultar na desidratação, que leva ao quadro de constipação. A microbiota intestinal é composta por milhões de bactérias que dependem da ingestão de água para se manterem em equilíbrio. Portanto, tenha sempre uma garrafinha de água por perto”, ensina Thamires.

Comer fibras: As fibras se dividem em dois grupos – insolúveis e solúveis. O primeiro grupo é responsável pelo volume e consistência das fezes. O segundo, pela alimentação das bactérias benéficas que vivem no intestino. 

“Para manter ambos regulados, basta caprichar na alimentação. Invista em refeições com folhas verdes, sementes como chia e linhaça, cereais como o farelo aveia, e frutas, como o mamão, kiwi ou ameixa”, indica a nutricionista.

Ficar atento à qualidade dos alimentos ingeridos: os ricos em farinha de trigo como pães, bolos e biscoitos favorecem o quadro de constipação intestinal.

Praticar atividade física: se movimentar aumenta o peristaltismo intestinal, facilitando a saída das fezes.

Thamires lembra que para o bom funcionamento do intestino é importante consumir frutas diariamente em todas as refeições, com casca e bagaço, seja na forma natural ou adicionadas em iogurtes, assados e saladas, além de grãos integrais e vegetais. 

Por:  Priscila Freire 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também