Páginas

terça-feira

Frutas natalinas: opções para deixar a ceia mais saborosa


As frutas características desta época do ano são bonitas, saudáveis, saborosas e ótimas opções para decorar a mesa e os pratos das ceias. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica as características das mais tradicionais e dá dicas de como consumi-las nas festas. “Além da beleza que encanta e a variedade de sabores, cada uma tem sua propriedade nutricional, muito importante para nosso organismo”, diz.

A nutricionista lista algumas frutas:


Cereja: Vermelhinha, intensa e refrescante, é um clássico do Natal brasileiro, mesmo não sendo uma fruta típica do nosso país. É rica em vitaminas A, B e C, além de ser boa fonte de minerais e fibras. Pode ser usada para acompanhar doces servidos como sobremesa, no preparo de caldas e receitas exóticas de carne e acompanhamentos e ainda consumida em sua forma fresca.

 

Ameixa: Além de ajudar a fazer uma bela composição para a mesa por causa de sua forte coloração vinho, também é presença constante nas receitas elaboradas no Natal e Réveillon. Rica em fibras alimentares e extremamente benéfica para a saúde do sistema gastrointestinal, também é fonte de vitaminas A, C e K. Pode ser usada em receitas doces, salgadas e faz sucesso nos drinques e sucos.


Damasco: Fruta muito característica do Natal, seja em sua forma fresca ou desidratada. Uma porção de damasco oferece boas quantidades de vitaminas A e C, além de fibras. Pode ser usado em receitas doces e salgadas, especialmente acompanhado de queijos como o brie e o gorgonzola.


Uva: Rica em vitaminas K e C, e antioxidantes, como os flavonoides, é uma ótima opção de alimento com baixo índice glicêmico. Pode ser consumida em sua forma fresca, usada no preparo de sucos, doces, drinques e até congelada, para gelar e enfeitar taças de vinho e espumantes.


Thamires ensina receitas com as frutas para levar mais frescor e sabor para o cardápio das festas.


 Damasco recheado


30 damascos


100g (1/2 xícara de chá) de cream cheese


40g (1/3 xícara de chá) de queijo minas padrão ralado


15ml (1 colher de sopa) de azeite extravirgem


Raspas de 2 limões tahiti


Pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:


Em uma tigela, coloque o cream cheese e o azeite. Leve para o micro-ondas por 20 segundos. Misture bem até incorporar. Junte o queijo, metade das raspas de limão e a pimenta. Misture bem. Com uma faca pequena e afiada, corte os damascos ao meio sem separar as duas metades. Recheie os damascos com uma colher de chá (5g) do creme. Polvilhe um pouco das raspas de limão reservadas. Deixe na geladeira até a hora de servir. 


Creme com cereja fresca


1 caixinha (200g) de creme de leite


1 xícara de chá de leite


1/2 xícara de chá de açúcar


3/4 de xícara de chá de cerejas frescas sem caroço


2 colheres de chá de gelatina em pó incolor


2 colheres de sopa de água para hidratar a gelatina


 Modo de preparo:


No liquidificador, bata o creme de leite com o leite, metade do açúcar e 1 colher de sopa das cerejas até homogeneizar. Sem bater, incorpore a gelatina ainda quente, já hidratada na água e derretida em banho-maria. Reserve na geladeira enquanto prepara o doce (cerca de 15 minutos). Corte as cerejas restantes em pedaços, junte o açúcar restante e leve ao fogo médio. Mexa até obter um doce cremoso. Em taças de sobremesa (160ml de capacidade), disponha 1 colher de chá do doce de cereja e complete até 3/4 com a mistura reservada. Finalize com o doce restante e leve à geladeira por cerca de 3 horas ou até firmar e gelar. Depois é só servir!

 


Uvas para drinque


500g de uva verde


350ml de prosecco ou vinho branco ou espumante


50ml de vodca


Açúcar a goto


Modo de preparo:


Em uma tigela, coloque as uvas já lavadas. Despeje o prosecco, vinho ou espumante. Em seguida, a vodca. Misture e refrigere por 3 horas. Tire da geladeira e escorra o líquido. Passe cada uva no açúcar. Está pronto. Deixe na geladeira antes de servir e use para decorar drinques.


 


Bolo natalino de ameixa


250g de açúcar


250g de manteiga (temperatura ambiente)


250g de farinha de trigo


1 colher de sopa fermento


1 xícara de chá de leite


250g de ameixa com caroço


200g de açúcar


5 ovos


2 cálices de vinho do Porto


1 xícara de chá de água


Modo de preparo


Em uma panela, faça um doce com a ameixa, açúcar, água e 1 cálice de vinho do Porto. Mexa antes de colocar no fogo. Deixe cozinhar e, quando começar a amolecer, pegue um garfo e aperte a ameixa na borda da panela até saírem todos os caroços. Fica um doce pastoso. Reserve. Na batedeira bata o açúcar com a manteiga até virar um creme. Separe as claras das gemas. Pegue as gemas e bata como uma gemada, fica um creme fofo e esbranquiçado, junte ao creme de manteiga. Misture com uma colher de pau. Bata as claras em neve na batedeira e acrescente ao creme de manteiga. Misture com cuidado para manter o creme aerado. Ponha a farinha de trigo, o fermento, o leite e continue a misturar. Por último, coloque o doce com o cálice de vinho do Porto. Despeje em uma forma untada e enfarinhada. No forno preaquecido 200 graus, asse por cerca de 30 minutos. Decore como preferir!


SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em julho de 2024, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 4ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR -- FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.


Com 45 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Por: ProativaComunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•