terça-feira

Frutas natalinas: opções para deixar a ceia mais saborosa


As frutas características desta época do ano são bonitas, saudáveis, saborosas e ótimas opções para decorar a mesa e os pratos das ceias. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica as características das mais tradicionais e dá dicas de como consumi-las nas festas. “Além da beleza que encanta e a variedade de sabores, cada uma tem sua propriedade nutricional, muito importante para nosso organismo”, diz.

A nutricionista lista algumas frutas:


Cereja: Vermelhinha, intensa e refrescante, é um clássico do Natal brasileiro, mesmo não sendo uma fruta típica do nosso país. É rica em vitaminas A, B e C, além de ser boa fonte de minerais e fibras. Pode ser usada para acompanhar doces servidos como sobremesa, no preparo de caldas e receitas exóticas de carne e acompanhamentos e ainda consumida em sua forma fresca.

 

Ameixa: Além de ajudar a fazer uma bela composição para a mesa por causa de sua forte coloração vinho, também é presença constante nas receitas elaboradas no Natal e Réveillon. Rica em fibras alimentares e extremamente benéfica para a saúde do sistema gastrointestinal, também é fonte de vitaminas A, C e K. Pode ser usada em receitas doces, salgadas e faz sucesso nos drinques e sucos.


Damasco: Fruta muito característica do Natal, seja em sua forma fresca ou desidratada. Uma porção de damasco oferece boas quantidades de vitaminas A e C, além de fibras. Pode ser usado em receitas doces e salgadas, especialmente acompanhado de queijos como o brie e o gorgonzola.


Uva: Rica em vitaminas K e C, e antioxidantes, como os flavonoides, é uma ótima opção de alimento com baixo índice glicêmico. Pode ser consumida em sua forma fresca, usada no preparo de sucos, doces, drinques e até congelada, para gelar e enfeitar taças de vinho e espumantes.


Thamires ensina receitas com as frutas para levar mais frescor e sabor para o cardápio das festas.


 Damasco recheado


30 damascos


100g (1/2 xícara de chá) de cream cheese


40g (1/3 xícara de chá) de queijo minas padrão ralado


15ml (1 colher de sopa) de azeite extravirgem


Raspas de 2 limões tahiti


Pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:


Em uma tigela, coloque o cream cheese e o azeite. Leve para o micro-ondas por 20 segundos. Misture bem até incorporar. Junte o queijo, metade das raspas de limão e a pimenta. Misture bem. Com uma faca pequena e afiada, corte os damascos ao meio sem separar as duas metades. Recheie os damascos com uma colher de chá (5g) do creme. Polvilhe um pouco das raspas de limão reservadas. Deixe na geladeira até a hora de servir. 


Creme com cereja fresca


1 caixinha (200g) de creme de leite


1 xícara de chá de leite


1/2 xícara de chá de açúcar


3/4 de xícara de chá de cerejas frescas sem caroço


2 colheres de chá de gelatina em pó incolor


2 colheres de sopa de água para hidratar a gelatina


 Modo de preparo:


No liquidificador, bata o creme de leite com o leite, metade do açúcar e 1 colher de sopa das cerejas até homogeneizar. Sem bater, incorpore a gelatina ainda quente, já hidratada na água e derretida em banho-maria. Reserve na geladeira enquanto prepara o doce (cerca de 15 minutos). Corte as cerejas restantes em pedaços, junte o açúcar restante e leve ao fogo médio. Mexa até obter um doce cremoso. Em taças de sobremesa (160ml de capacidade), disponha 1 colher de chá do doce de cereja e complete até 3/4 com a mistura reservada. Finalize com o doce restante e leve à geladeira por cerca de 3 horas ou até firmar e gelar. Depois é só servir!

 


Uvas para drinque


500g de uva verde


350ml de prosecco ou vinho branco ou espumante


50ml de vodca


Açúcar a goto


Modo de preparo:


Em uma tigela, coloque as uvas já lavadas. Despeje o prosecco, vinho ou espumante. Em seguida, a vodca. Misture e refrigere por 3 horas. Tire da geladeira e escorra o líquido. Passe cada uva no açúcar. Está pronto. Deixe na geladeira antes de servir e use para decorar drinques.


 


Bolo natalino de ameixa


250g de açúcar


250g de manteiga (temperatura ambiente)


250g de farinha de trigo


1 colher de sopa fermento


1 xícara de chá de leite


250g de ameixa com caroço


200g de açúcar


5 ovos


2 cálices de vinho do Porto


1 xícara de chá de água


Modo de preparo


Em uma panela, faça um doce com a ameixa, açúcar, água e 1 cálice de vinho do Porto. Mexa antes de colocar no fogo. Deixe cozinhar e, quando começar a amolecer, pegue um garfo e aperte a ameixa na borda da panela até saírem todos os caroços. Fica um doce pastoso. Reserve. Na batedeira bata o açúcar com a manteiga até virar um creme. Separe as claras das gemas. Pegue as gemas e bata como uma gemada, fica um creme fofo e esbranquiçado, junte ao creme de manteiga. Misture com uma colher de pau. Bata as claras em neve na batedeira e acrescente ao creme de manteiga. Misture com cuidado para manter o creme aerado. Ponha a farinha de trigo, o fermento, o leite e continue a misturar. Por último, coloque o doce com o cálice de vinho do Porto. Despeje em uma forma untada e enfarinhada. No forno preaquecido 200 graus, asse por cerca de 30 minutos. Decore como preferir!


SOBRE O OBA HORTIFRUTI - A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Em julho de 2024, o Oba foi eleito pelos paulistanos o melhor hortifrúti pela 4ª vez, segundo a pesquisa DataFolha.


A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR -- FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.


Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.


Com 45 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.

Por: ProativaComunicações

segunda-feira

Conheça 6 iniciativas de empresas brasileiras que reduzem a emissão de poluentes



Autoridades de todo o mundo estão reunidas em Baku, no Azerbaijão, para a 29ª Conferência das Partes (COP29), para discutir novas alternativas e soluções para frear o aumento da temperatura global. No Brasil, empresas de diferentes segmentos avançam nas iniciativas de sustentabilidade para diminuir o impacto ambiental e preservar a natureza. Confira as ações abaixo:
Hypera Pharma: fontes de energia renovável
O Grupo Hypera Pharma, por exemplo, passou a ter 100% de seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis. Em 2023, colocou em operação duas novas subestações de energia elétrica em Goiás, em sua subsidiária Brainfarma. Com isso, deixou de utilizar mais de 651 mil litros de combustível para geração de energia. No mesmo ano, foi neutralizada a emissão de 3.888 toneladas de CO2, correspondentes ao plantio de 27,2 mil árvores.  Outro avanço em eficiência energética foi a substituição de combustíveis das caldeiras das operações, trocando o óleo BPF (óleo de baixo ponto de fluidez, proveniente do petróleo) por gás natural. Só em 2023, essa alteração resultou na redução de 2.327 toneladas de CO2 em comparação com o ano anterior.  Com as iniciativas, o grupo reduziu em quase 28% as emissões diretas, superando a meta de 20% estabelecida para 2030.

epharma: usuários compensam emissões
Outra iniciativa é da epharma, pioneira em programas de benefícios em medicamentos no Brasil, que visa atingir a meta de neutralização do carbono até 2025. Trata-se do epharmaGreen, que permite que usuários da plataforma comprem créditos de carbono para compensar as emissões indiretas de gases de efeito estufa, como aquelas geradas pelo transporte até farmácias, por exemplo. A epharma já alcançou 33% da meta de neutralização de carbono e 42% do uso de energia renovável. Em números absolutos, são 900 mil kWh de energia renovável e a neutralização de 190 toneladas de gás carbônico.

ComBio:  biomassa para geração de calor
Na indústria, cerca de 70% das emissões de gases de efeito estufa são provenientes da energia térmica. Uma alternativa para substituição é a biomassa, uma fonte renovável composta por elementos naturais que se regeneram e que pode zerar as emissões de CO2. Além de substituir combustíveis fósseis para geração de energia térmica, a utilização da biomassa proporciona uma destinação para esses resíduos agrícolas, evitando descarte irregular. A biomassa inclusive bateu recorde de contribuição no Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia em 2023.

BASF: Balanço de biomassa para desfossilização das cadeias produtivas
No Brasil há 113 anos, a BASF tem investido em diferentes abordagens para alcançar sua meta global de redução de 25% das emissões de carbono até 2030. Uma das inovações que a líder mundial do setor químico tem trazido para mercado é o conceito de Balanço de Biomassa, que substitui matéria-prima fóssil por renovável. 

O Complexo Acrílico da BASF em Camaçari, no estado da Bahia, unidade que fabrica insumos utilizados em várias indústrias, como adesivos, construção civil, higiene e produtos de pintura, é a primeira unidade de produção da empresa na América do Sul a obter o selo Ccycled®, atestando o uso de matérias-primas sustentáveis por meio da abordagem de balanço de massa, diminuindo a pegada de carbono de seus produtos. Em uma de suas cadeias produtivas, a nível de produto, a BASF foi pioneira em oferecer aditivos para plásticos por meio do balanço de biomassa, reduzindo em até 60% a pegada de carbono, em comparação com a pegada de carbono média global desses produtos.

Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB): Potencial em transição energética nos transportes

O Brasil dá um passo significativo em direção à mobilidade sustentável com a formação do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil (MBCB). A iniciativa busca impulsionar a transição energética limpa, economicamente viável e socialmente responsável do setor de transportes do Brasil, respeitando a neutralidade tecnológica e estimulando a neoindustrialização. Recentemente, o Acordo de Cooperação divulgou um estudo feito pela LCA Consultores e MTempo Capital, comprovando que o Brasil possui vantagens competitivas para a descarbonização do transporte, uma vez que suas matrizes energética e elétrica são limpas e compostas por energia renovável. O país já desenvolve, há décadas, alternativas efetivas de descarbonização veicular por meio dos biocombustíveis, destacadamente o etanol. O estudo mostra que o aumento progressivo do fator de uso de biocombustíveis em substituição aos fósseis em cerca de 26 pontos percentuais (de cerca de 38% para 64% de 2030 a 2050) poderia equiparar as emissões globais do cenário convergência global-híbridos às do cenário 100% elétricos, mesmo considerando a medição atual e mais restrita, do poço à roda. Estes resultados indicam o potencial de descarbonização dos biocombustíveis, soluções já disponíveis no país, de uma forma mais rápida e de baixo custo, uma vez que ocorreria mesmo sem mudanças relevantes na composição da frota atual de veículos – cuja renovação leva muito tempo, ainda em países como o Brasil, com baixo poder aquisitivo de parcela expressiva da população motorizada.

BD: Gestão de resíduos hospitalares e projeto de mobilidade
A BD, uma das maiores empresas de tecnologia médica o mundo, tem o propósito de impulsionar o setor da saúde através ações de ESG para o fortalecimento da promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Uma delas é o BD Recicla, um programa pioneiro implementado pela BD em parceria com a Rede D´Or e com o Hospital Sírio-Libanês, que já transformou mais de 15 toneladas de resíduos hospitalares plásticos não contaminados em matéria-prima para produção de novos produtos plásticos, como lixeiras para uso da própria instituição de saúde. Com o volume reciclado a iniciativa evitou a emissão de mais de 21 toneladas de gás carbônico. O programa engloba treinamento dos profissionais, coleta, transporte, processamento e destinação dos resíduos de forma segura e ambientalmente responsável. Outro compromisso da BD é reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio da substituição dos veículos a combustão por elétricos. O projeto de mobilidade já contribuiu para a redução da emissão de 41 toneladas de CO2 até o momento.
Por: Maquina CW

Encontro "Conquistas e Desafios" convida mulheres do interior de Goiás a ingressar ativamente na política



 Promovidos pelo PSD Mulher, os eventos em Formosa e Rio Verde serão liderados pela presidente estadual do partido, Izaura Cardoso, e contarão com a presença do senador Vanderlan Cardoso

Com o objetivo de fortalecer a participação feminina na política, o PSD Mulher, liderado por Izaura Cardoso em Goiás, promoverá os encontros "Conquistas e Desafios" nas cidades de Formosa e Rio Verde,  nos dias 4 e 5 de dezembro, respectivamente. Os eventos fazem parte de uma iniciativa do partido para inspirar mulheres a assumir um papel ativo na construção de políticas públicas, destacando o compromisso com a igualdade de gênero e representatividade.

Os encontros contarão com palestras de mulheres influentes, como a vereadora de Rio Verde, Nayara Barcelos, reconhecida por sua atuação em políticas públicas voltadas à educação e saúde; Sucena Hummel, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC/GO), que defende a ampliação da presença feminina em áreas estratégicas; e Pietra Lage, presidente do PSD Formosa, que tem incentivado a inclusão de mulheres jovens na política local.

Além disso, as palestras terão a presença da presidente estadual do PSD Mulher, Izaura Cardoso, que ressaltará as conquistas e desafios enfrentados por mulheres no cenário político e compartilhará com as presentes um pouco de sua experiência em sua recente candidatura à prefeitura de Senador Canedo. “O Brasil ainda precisa avançar muito para que as mulheres ocupem o lugar que merecem na política. Esses encontros são uma oportunidade de mobilizar, inspirar e mostrar que podemos ser agentes de transformação em nossa sociedade”, destaca Izaura.

Os eventos também contarão com a presença do senador Vanderlan Cardoso, presidente do PSD Goiás; do deputado federal Ismael Alexandrino; do deputado estadual Cairo Salim; além de lideranças locais como Itamar Barreto, fundador e presidente honorário do PSD Formosa; e Cacildo Ramos, vice-prefeito e presidente do PSD Formosa.

“O PSD Mulher tem uma missão clara: promover a igualdade de oportunidades e garantir que a voz das mulheres seja ouvida nos espaços de decisão. Esses eventos são um marco na luta para construir uma política mais inclusiva e justa para todos”, reforça Izaura Cardoso.

Durante os encontros "Conquistas e Desafios", serão abordados temas como o enfrentamento da violência contra a mulher e estratégias para estimular a participação feminina na política. As palestras também serão um espaço de troca de experiências, inspiração e aprendizado para mulheres de todas as idades.

Por: Lorena Lazaro 

Fraternidade sem Fronteiras faz campanha de Natal pelas crianças órfãs da República Democrática do Congo

                                             


 A Organização humanitária Fraternidade sem Fronteiras (FSF) realiza a Campanha Natal sem fronteiras para arrecadação de doações para presentear as crianças e adolescentes acolhidos no Projeto Órfãos do Congo, na República Democrática do Congo, na África Central. O valor arrecadado será para comprar roupas, calçados e brinquedos que serão entregues no na véspera de Natal.  


 


“A realidade das crianças é bem difícil. Muitas  delas, quando são resgatadas, chegam sem roupa. Outras estão com uma camiseta, mas sem cuequinha, sem calcinha.. todos chegam só com a roupa do corpo, descalças. Ninguém nunca chegou até nós com uma mala ou uma sacolinha de pertences. Todas as roupas e calçados que elas têm foram comprados pelo projeto”, relata Amanda Morais, que há um ano e sete meses é voluntária no Projeto Órfãos do Congo, que explica um outro detalhe sobre as condições climáticas do país africano.


 


“Nessa região onde o projeto está localizado chove praticamente nove meses e chove muito. Todas as peças das crianças são lavadas na mão por 15 cuidadoras e elas demoram a secar porque o clima é úmido e fresco. Então o mais imediato é aumentarmos o número de peças. Elas não se importam com modelos, o importante é a utilidade e o carinho que vem junto com a doação”, explica Amanda.


 


Atualmente, são 370 crianças e adolescentes entre seis meses e 16 anos acolhidos no projeto. Todas são órfãs e estavam em situações de vulnerabilidade em áreas de conflitos armados no país. Depois de resgatadas passam a viver no projeto, onde recebem refeições, moradia, segurança, educação e atendimento médico.


 


As doações para a campanha Natal sem fronteiras podem ser feitas por Pix de qualquer valor a partir de R$1. A chave é o e-mail: natal@fraternidadesemfronteiras.org.br


 


“Essa campanha nos enche de esperança de poder oferecer muito amor às nossas crianças com presentes simples, mas de muito significado para elas. Além das roupas e calçados, os brinquedos que elas nunca tiveram na vida. No projeto elas brincam com tampinhas, com pedaços de plástico quebrado, com galhos, terra, bolas feitas de diferentes materiais que vão juntando e formando a bola”, finaliza a voluntária. 


 


“Toda arrecadação será para aquisição de pertences necessários e brinquedos, se possível. Queremos oferecer a elas um dia e uma vida mais feliz”, completa a gerente de Comunicação, Marketing e Relacionamneto da Fraternidade sem Fronteiras, Marcele Camy


 


Sobre o Projeto Órfãos do Congo -  desde novembro de 2021, a Fraternidade sem Fronteiras tem o objetivo de acolher crianças órfãs em situação de extrema vulnerabilidade pelas ruas da República Democrática do Congo. Em outubro de 2022, a FSF inaugurou o primeiro Centro de Acolhimento com sede própria e oferece alimentação, moradia, educação, assistência médica e segurança para crianças órfãs, mães e gestantes. O local tem quartos e cozinha amplos e área externa para atividades recreativas e educacionais para os acolhidos. Além disso,  abasteceu com água potável cerca de 2 mil residências em Bukavu beneficiando mais de 15 mil pessoas. Todo o trabalho é mantido pelo apadrinhamento, no valor a partir de R$25. Saiba mais: www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/orfaos-do-congo



Sobre o Projeto Fraternidade na Rua - O projeto atua de forma expansiva na criação, manutenção e ampliação de diversas frentes de trabalho na transformação de pessoas em situação de rua. No Brasil são cinco polos de trabalho: Campo Grande – MS, Belo Horizonte - MG, Uberlândia – MG, São Paulo – SP e Rio de Janeiro – RJ. Nos Estados Unidos, os trabalhos são feitos em oito cidades com distribuição de refeições, água, roupas, toalhas, cobertores e produtos de higiene pessoal. 


Fraternidade na Rua - Campo Grande/MS - em parceria com a Clínica da Alma, o projeto atende em média 350 pessoas entre homens e mulheres, sendo que algumas estão com os filhos no local. Os atendimentos são separados entre homens e mulheres e totalmente gratuito por um ano. A decisão de ir à Clínica da Alma é voluntária. São oferecidas cinco refeições, alojamento, roupas, assistência médica, odontológica, oficinas de trabalho, amparo espiritual, emocional e físico. Em 18 anos de existência, a Clínica da Alma já acolheu mais de 10 mil pessoas em situação de rua. Um trabalho extraordinário que neste momento está com um grande déficit financeiro, precisando de ajuda para continuar a receber novos acolhidos e contribuir na restauração da dignidade de muitas vidas.


Sobre a Fraternidade sem Fronteiras – A FSF é uma Organização humanitária e Não-Governamental, com sede em Campo Grande - MS, fundada no dia 15 de novembro de 2009, tem atuação nacional e internacional, em oito países, sendo alguns deles nos lugares mais pobres do planeta, com esperança e profundo desejo de ajudar, acabar com a fome e construir um mundo de paz. A instituição possui 79 polos de trabalho, mantém centros de acolhimento, oferece alimentação, saúde, formação profissionalizante, educação, cultivo sustentável, construção de casas e ainda, abraça projetos de crianças com microcefalia e doença rara. Todos os trabalhos são mantidos por meio de doações e principalmente pelo apadrinhamento, uma doação mensal e contínua, com valor a partir de R$25 por mês. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.fraternidadesemfronteiras.org.br


Por: Proativa Comunicação

sexta-feira

Lichia: saborosa e suculenta, com nutrientes até na casca

 


Chegou o tempo da lichia, uma frutinha doce que muitos esperam ansiosamente para consumir nesta época do ano. De origem chinesa, além de ser muito suculenta e saborosa, possui diversos benefícios para a saúde. A nutricionista do Oba Hortifruti, Thamires Lima, explica que a fruta é composta de nutrientes como potássio, que atua no controle da pressão arterial, magnésio, responsável pela contração muscular, alívio de enxaquecas, sono de qualidade e melhora nos quadros de intestino preso, e vitamina C, importante para fortalecer o sistema imunológico.

A lichia é uma fruta completa e, para surpresa de muitos, até sua casca deve ser aproveitada, pois é rica em antocianinas, um supernutriente que exerce ação anti-inflamatória e antioxidante, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e protege contra doenças cardiovasculares e doenças relacionadas ao envelhecimento, como o Alzheimer. “Por isso, é interessante não desprezar a casca, apesar de ser dura e não parecer tão palatável. A dica é fazer um chá ou um suchá, que é uma mistura de suco e chá, gelado para extrair todos nutrientes que a fruta oferece”, ensina Thamires.


A especialista lembra que a lichia também é uma excelente aliada do emagrecimento, já que 100 gramas da fruta possuem apenas 66 kcal. “Ela pode ser consumida in natura ou acrescentada em iogurtes, salada de frutas, smoothies ou até mesmo na salada, para dar um toque agridoce”, diz.

Thamires ensina 3 receitas com uma das frutinhas preferidas desta época.


Suchá de lichia e morango


4 lichias


4 cascas de lichia


7 morangos


200ml de água


Modo de Preparo


Primeiramente, separe as cascas de lichia e coloque-as para secar ao sol. Depois, despeje em uma xícara de chá e adicione água fervente. Tampe o recipiente e deixe por cerca de 3 minutos. Coe e reserve. Em seguida, coloque as lichias sem cascas no liquidificador juntamente com os morangos, adicione o chá da casca e gelo a gosto. Sirva em seguida!


 


Milkshake de lichia


175g de lichia sem casca e sem sementes


3 bolas de sorvete de baunilha


Gelo picado a gosto


Modo de preparo


Coloque as lichias e o sorvete no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Despeje o gelo picado e sirva imediatamente.


 


Musse de lichia


1 lata de leite condensado


1 frasco de creme de leite fresco


10 unidades de lichia ou 1 lata de lichia em conserva


1 envelope de gelatina em pó sem cor e sem sabor


5 colheres de sopa de água



Modo de preparo:


Misture em uma tigela o leite condensado e use a lata como medida para o creme de leite. Bata na batedeira até formar um creme liso e reserve. Bata no liquidificador a lichia com a calda ou com um pouco de água e junte à mistura de creme de leite e leite condensado. Umedeça a gelatina na água e leve ao fogo em banho-maria para dissolver. Adicione a gelatina ao creme e mexa bastante até ficar homogêneo. Coloque em uma forma de silicone e leve à geladeira. Espere cerca de 3 horas, ou até ficar firme. Desenforme e sirva gelada!


Por: Proativa Comunicação


Leia também