quinta-feira

Soluções Incubadas Hackacity têm a proposta de transformar o Guará



 O Hackacity Guará, um projeto dedicado a incubar soluções tecnológicas e sociais para a comunidade do Guará, está gerando resultados impactantes, que buscam fazer a diferença na primeira cidade inteligente do DF. Entre as iniciativas que têm surgido no ambiente colaborativo do Hackacity, destacam-se o "Café no Parque", a "Celeiro Missionário", o “Help! Mulheres Construtoras” e o “Camping de apoio para trilheiros de Planaltina”.

O projeto "Café no Parque", idealizado pela designer Thais Vivas e pela antropóloga Júlia Vivas, surgiu alguns meses antes do início do Hackacity. Este projeto busca transformar a experiência de lazer das famílias no Parque Ecológico de Guará Ezechias Heringer, oferecendo um serviço de café da manhã ao ar livre com alimentos de qualidade e saudáveis. Além de proporcionar uma opção gastronômica diferenciada, o "Café no Parque" visa promover a geração de renda para moradores do Guará, com foco nas mulheres. A iniciativa não só enriquece as manhãs no parque com um café, mas também fortalece a economia local ao empoderar mulheres da comunidade.

“O desenvolvimento urbano inteligente não se esquece do valor da natureza e promove as relações sociais dentro da cidade. Propostas como esta são capazes de aproximar as pessoas do meio ambiente, criar comunidades e, assim, incentivar a preservação da natureza, partindo de um lugar coletivo”, relata Thais Vivas, uma das idealizadoras do "Café no Parque". 

Outro projeto promissor incubado pelo Hackacity é a "Celeiro Missionário". Esta iniciativa cristã tem como objetivo promover tecnologia e inovação para enfrentar os desafios contemporâneos da Igreja Moderna, ajudando a disseminar o Evangelho. A HolyTech Projects almeja trazer eficiência e praticidade à vida de missionário que tem a necessidade de mobilizar recursos para o desenvolvimento do seu trabalho; e os mantenedores em potencial, desenvolvendo uma plataforma que promova uma  ponte entre missionários e  suas ações.

“O fortalecimento do trabalho missionário cumpre um papel de grande relevância na realidade de uma comunidade como o Guará, exatamente porque o missionário é aquele que oferta e dedica a sua vida em favor do próximo e alcança aqueles que, na maioria das vezes, estão esquecidos, que as pessoas normalmente não se preocupam em ajudar. Ou ainda que o Estado não consegue atender de uma forma tão ampla, como é o caso de pessoas em situação de rua, dependentes químicos, órfãos, prostitutas, presidiários, etc”, afirma João Vitalino, participante do projeto "Celeiro Missionário".

Além disso, o Hackacity também apoia o projeto "Help! Mulher Construtora". Esta solução oferece segurança e inclusão às mulheres nas suas necessidades construtivas, promovendo o empoderamento feminino e transformando o conceito de viver e morar bem. Por meio do projeto Reforma Programada, são oferecidas opções para que as mulheres paguem por sua construção ou reforma, com parcelas acessíveis, podendo programar, assim, o pagamento e a execução do serviço pretendido. Esta iniciativa não só proporciona um ambiente mais seguro e personalizado, mas também contribui para a igualdade e a valorização das necessidades das  mulheres na sociedade. 

Por fim, o projeto apoia também a iniciativa Camping de apoio para trilheiros de Planaltina”. A ideia é atender ciclistas e atletas da região, fornecendo suportes como banheiro, atendimento de primeiros socorros, água e alimentação, além do acompanhamento técnico. A ação busca trazer para a cidade a atividade  turística, movimentando todo o comércio local, devido ao alto fluxo de atletas que buscam o Guará para exercer treinos diários e campeonatos que acontecem durante o ano.

O Hackacity Guará tem sido fundamental no desenvolvimento e crescimento dessas iniciativas, oferecendo suporte técnico, mentoria e um ambiente propício para a inovação. Por meio de seu programa de incubação, o projeto vem ajudando empreendedores a transformar suas ideias em soluções viáveis e impactantes, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região do Guará. Ao fomentar a criatividade e a colaboração, o Hackacity está não apenas incubando projetos, mas também construindo um futuro mais sustentável e inclusivo para todos.


“O Hackacity tem me mostrado como organizar as idéias e apresentá-las de forma mais objetiva e clara. Isso facilitou bastante nosso projeto chegar nas pessoas certas”, diz Hagá di Souto, participante da ação “Camping de apoio".  

"Acreditamos que, ao apoiar esses projetos, estamos contribuindo para a construção de uma comunidade mais forte e resiliente. Nossa missão é capacitar os cidadãos a criarem soluções que atendam às suas necessidades locais, promovendo um impacto positivo duradouro", afirma Cristiane Pereira, coordenadora do Hackacity Guará.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também