terça-feira

Uma visão sobre Goiás: livro retrata natureza, cotidiano e agronegócio do estado


 

Com fotos do renomado fotógrafo paulista João Farkas, obra com retratos do cenário goiano será lançado no dia 24 de abril, em Goiânia

Com fotos das cidades históricas, de cachoeiras, do cerrado, das tradições, do agronegócio e dos goianos, assinadas pelo renomado fotógrafo paulista João Farkas, o livro Uma Visão sobre Goiás será lançado no próximo dia 24 de abril, em Goiânia, com a função de ser uma homenagem ao Estado. 

Com 200 páginas com retratos do cotidiano goiano, o livro também é intercalado com textos que trazem a história de Goiás e faz uma homenagem aos protagonistas do desenvolvimento do estado por meio da história de Agrippino Bastos Santos, empresário que impulsionou a economia do estado de Goiás através do agronegócio.  O prefácio é assinado pelo governador do estado, Ronaldo Caiado.

Conhecido internacionalmente, João Farkas tem coleções em diversos museus pelo mundo, como La MEP, em Paris, e International Center of Photography, em Nova York. Ele também foi correspondente fotográfico para as revistas Veja e Isto É, e recebeu o Prêmio Vitae e o Prêmio Aberje pelo documentário ‘Retratos da Ocupação da Amazônia’. 

Farkas vem registrando há mais de 30 anos a complexa relação homem versus natureza em contextos brasileiros tidos como paradisíacos ou genuínos, como a Amazônia, o Pantanal ou o sul da Bahia. E, pela primeira vez, registrou o estado goiano.

Para produzir o livro sobre Goiás, João Farkas realizou algumas expedições pelo estado durante um ano. “Dedicamos especialmente duas expedições, uma foi para o sudoeste de Goiás. Passamos por Mineiros, Jataí, na região do Parque Nacional das Emas, e percorremos toda essa região. Foi impressionante!”, disse o fotógrafo.

Entre os cliques feitos pelo fotógrafo por todo o Estado estão pastos, montanhas, cavernas, plantações, rios, comitivas, cachoeiras, relevo, cerrado, flores típicas, animais, cidades, comidas, pessoas e até pôr do sol. Uma Visão sobre Goiás também lança um olhar sobre o agronegócio, um dos propulsores da economia goiana. “Realmente, o estado é muito próspero, muito bem estruturado, e me surpreendi com tudo o que vi”, diz ele.

Farkas conta que  ficou surpreso com a preservação ambiental do estado, apesar de sua forte vocação para o agronegócio. “O que nos dá esperança é que existem setores do próprio agro que estão muito preocupados com a preservação”, diz ele, fazendo menção à preservação das bacias e nascente do Araguaia, registrada no livro. Na região, o cultivo de soja tem substituído a pecuária. 

Os registros fizeram tanto sucesso que alguns cliques chamaram a atenção de donos de galerias, que adquiriram o direito de expor as obras. Um deles é o Pérez Art Museum Miami (PAMM), em Miami, nos Estados Unidos. Lá, o espaço vai mostrar uma das fotos que mais chamaram a atenção de Farkas: a cultura de milho. “Esta foto da lavoura de milho ficou praticamente abstrata. É uma das que o Jorge Pérez comprou para a coleção dele”. 

João Farkas conta que é procurado levar tanto para o Brasil quanto para o exterior um outro olhar sobre o País, que vão além de clichês e buscam quebrar paradigmas.  “Existe um outro caminho também, que é, mostrar o nosso potencial, nosso capital natural, assim a gente desperta para o respeito, ao amor à natureza, o patrimônio que nós temos. As imagens são, portanto, um alerta e uma celebração. Acho que a fotografia pode nos ajudar a entender o valor daquilo que nós temos e instigar um desenvolvimento econômico harmônico”, finaliza.

O livro Uma visão sobre Goiás foi idealizado pela empresária Ana Flávia Santos, sendo uma realização do empreendimento Promenade, da AFS Incorporação & Conceito, WV Maldi Incorporações e Joule Participações. Além do livro, algumas fotos das cinco expedições em terras goianas estarão expostas na galeria de arte do empreendimento Promenade, no setor Marista, cuja visitação é aberta ao público.

Por; Comunicação sem fronteiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•

Leia também