Páginas

terça-feira

Primeira edição da Expovar, em Brasília, ocorre em momento de recuperação do Varejo Evento, promete reunir centenas de marcas e indústrias


 Evento, que ocorre nos dias 29 e 30 de abril, promete reunir centenas de marcas e indústrias voltadas ao varejo, além de fornecedores de serviços. Segundo recente relatório, nicho referente a hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas tem puxado movimento de crescimento

A mais recente edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, elaborado pela empresa de serviços financeiros Stone em parceria com o Instituto Propague, aponta um crescimento do segmento varejista que envolve hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e bebidas. Esse nicho do setor, apresentou um avanço de 0,7% em março deste ano, na comparação com igual período em 2023. Mesmo registrando quedas na comparação anual, demais segmentos pesquisados apresentaram elevação no primeiro trimestre de 2024.

Esse importante dado, bem como a discussão de estratégias para o fortalecimento do varejo supermercadista e de alimentos, devem dar a tônica da primeira edição da Expovar - A Feira do Varejo, que será realizada nos dias 29 e 30 abril, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).  O evento promete reunir centenas de marcas e indústrias voltadas ao varejo, além de fornecedores de serviços. Entre essas marcas, estará a Marajoara Laticínios, empresa goiana que atua em todos os estados brasileiros, mas tem forte presença em Goiás, Brasília e na região do Entorno do Distrito Federal.

Para o diretor de Marketing e Compras da Marajoara, Vinícius Junqueira, a participação na feira, além de um momento importante para discutir o fortalecimento do Varejo no país, é uma excelente oportunidade para apresentar melhor e “reforçar o contato com quem realmente leva os produtos da empresa ao consumidor final, os pequenos e médios varejistas”. “A feira será também uma oportunidade muito boa para estreitarmos contatos com compradores no segmento food service, como padarias, restaurantes e confeitarias, um nicho o qual atendemos muito, com os nossos produtos”, avalia Vinícius. 

Demonstração
Como estratégia para demonstrar a qualidade e competitividade de seus itens, a Marajoara convidou para o seu estande na Expovar a influenciadora digital Lidiane Leite. Com um perfil no Instagram com mais de 124 mil seguidores, onde traz inúmeras dicas e receitas de doces, confeitos e quitandas, a embaixadora da marca irá ministrar uma oficina de brigadeiros gourmet. O espaço da Marajoara dentro da feira também irá oferecer ao público degustação de vários de seus produtos, como o achocolatado Chocotynho e o Leite Condensado Marajoara, além de pão de queijo feito na hora, café com leite e patês, tudo preparado com ingredientes da marca.

A Expovar é idealizada pela Estrela Distribuição e a Suprema Distribuidora,  duas conhecidas empresas de atacado e distribuição do Distrito Federal. A feira tem como principal objetivo ser um elo entre a indústria fornecedora e o varejo regional, conectando empresários do setor com as principais novidades do mercado, gerando diversas possibilidades de negócios para todos os envolvidos.

Por: Conunicação sem fronteiras 

Festival Italiano de Nova Veneza realiza concurso entre moradores da cidade para escolher novo prato


 

O prato vencedor será servido no festival que está agendado para os dias 6 a 9 junho

A 18° edição do Festival Italiano de Nova Veneza já tem data para acontecer: de 6 a 9 de junho na capital italiana de Goiás. Em 2024, esta  grande celebração da herança da imigração italiana no estado de Goiás estará repleta de novidades, entre elas a introdução de um novo prato para incrementar o menu da Cantina da Nonna, o restaurante oficial do evento. 

Para escolha desse novo prato, a prefeitura de Nova Veneza decidiu realizar um concurso com os moradores da cidade. “A gastronomia italiana faz parte da cultura de nossa comunidade, que é a maior representação da imigração italiana do Centro-Oeste. Com esta iniciativa, queremos estimular que a comunidade compartilhe essa herança que faz parte de sua mesa”, convida o prefeito da cidade, Valdemar Batista Costa.

As vagas serão limitadas a 25 participantes e serão preenchidas por ordem de inscrição, que estarão abertas dos dias 8 a 12 de abril, das 8h às 17h, na Cantina da Nona. 

O concurso terá duas etapas, a primeira acontece no dia 19 de abril onde os participantes apresentaram seus pratos para uma banca avaliadora de especialistas, já segunda etapa será para os 5 finalistas selecionados que também devem apresentar seus pratos a uma banca julgadora, composta por curadores da área de gastronomia. 

O vencedor  terá o prato com seu nome incluído no cardápio do 18º Festival Italiano de Nova Veneza, receberá uma homenagem oficial do evento e, ainda,  um prêmio em dinheiro no valor de R$1.000, entregue pela Marajoara, patrocinadora do evento e parceira oficial do concurso.

Para conferir o regulamento, acesse o instagram @festivalitaliano

Por: Comunicação sem fronteiras 

O DF Plaza Shopping recebe a exposição da Polícia Civil do Distrito Federal esse final de semana!


 

Neste fim de semana, a Polícia Civil do Distrito Federal estará presente na Praça de Alimentação do DF Plaza Shopping, oferecendo aos clientes a oportunidade de conhecer de perto o trabalho e os desafios enfrentados pelos profissionais da Segurança Pública. Marcos Freitas, superintendente do DF Plaza Shopping, expressou entusiasmo quanto à iniciativa: "É uma honra receber a Polícia Civil em nosso shopping. Estamos comprometidos em proporcionar experiências enriquecedoras aos nossos clientes, e essa exposição certamente oferecerá insights valiosos sobre o trabalho dessa importante instituição".


No sábado (27), a Delegacia de Atendimento à Mulher estará presente, oferecendo informações e orientações importantes sobre questões relacionadas à violência de gênero. Além disso, servidores da Deam estarão disponíveis no domingo para distribuir folhetos informativos.

Uma das atrações mais aguardadas será a apresentação da Seção de Operação com Cães, marcada também para o sábado às 14h30. Durante essa demonstração, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto o treinamento dos cães policiais, além de testemunhar suas habilidades em ação, como a localização de objetos escondidos.


Outro destaque será a presença da viatura histórica da PCDF, o Fusquinha, ao lado de uma viatura atual, proporcionando uma comparação visual entre o passado e o presente das operações policiais.


No domingo (28) às 15h, a programação continua com uma palestra sobre Bullying e Cyberbullying, ministrada por um policial da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos. Essa iniciativa visa fornecer esclarecimentos e orientações sobre um tema tão relevante para as famílias modernas.


Além disso, o Instituto de Criminalística estará presente com um "local de crime" montado especialmente para a exposição, demonstrando as possibilidades da perícia na resolução de casos. Outros estandes, como o de antropologia forense e perícia papiloscópica, também estarão disponíveis para enriquecer a experiência dos visitantes.


"Estamos ansiosos para receber nossos clientes e a comunidade em geral para essa experiência educativa e interativa. Acreditamos que essa iniciativa contribuirá significativamente para promover uma maior compreensão do trabalho da Polícia Civil e sua importância para a sociedade", conclui Marcos Freitas.

Por: Proativa Comunicação

Qual a diferença entre os molhos branco e 4 queijos



 Chef especializada em comida italiana, Carina Popolare, explica como usar os molhos clássicos e garantir uma refeição incrível

Embora à primeira vista pareçam semelhantes, os molhos branco e 4 queijos escondem segredos que os transformam em experiências gastronômicas distintas. Para desvendar suas nuances, a chef Carina Popolare, especialista em culinária italiana e proprietária do Popolare Massas e Empório, pontua suas principais diferenças e dá dicas de seus preparos.

Carina começa pelo molho branco que tem como base o bechamel, acrescentado de manjericão, creme de leite e parmesão que complementam a textura e o sabor. “Sua textura suave e sabor delicado o tornam ideal para acompanhar massas recheadas, como o canelone, rondele e raviolis, sem mascarar o sabor dos ingredientes principais”, diz Carina.

Ingredientes e preparo:

Para preparar o molho branco, a chef utiliza leite, manteiga, farinha de trigo e manjericão fresco. “Prefiro não adicionar noz-moscada ou outras especiarias para preservar a neutralidade do sabor. Dessa forma ele se adapta com diferentes combinações”.

Após engrossar o molho com farinha, Carina finaliza com creme de leite e parmesão, conferindo cremosidade e um toque de sabor. Essa base versátil pode ser aromatizada com diversas especiarias, abrindo um leque de possibilidades para o paladar.

*Quatro queijos, uma sinfonia de sabores:*

Já o molho 4 queijos é uma explosão de sabores que conquista os amantes de queijo. Carina utiliza uma combinação de muçarela, gorgonzola, queijo minas curado e ralado e parmesão, criando uma sinfonia de texturas e aromas que se complementam. “Optei por não usar o provolone pois ele junto com o gorgonzola não casam bem, por seus sabores fortes. Já a combinação escolhida agrada um público maior e paladares mais exigentes”, detalha.

Para destacar o sabor intenso do molho com queijos, Carina o indica para massas sem recheio, como fettuccine, ou para risotos e filés. “Essa escolha permite que o protagonismo seja dos queijos, proporcionando uma experiência sensorial inigualável”.

Mais dicas da chef:

  • Utilize ingredientes frescos e de boa qualidade para garantir o sabor autêntico dos molhos.

  • Ajuste a quantidade de especiarias de acordo com o seu paladar.

  • Experimente diferentes combinações de queijos para encontrar a sua favorita.

  • Controle a temperatura do fogo para evitar que os molhos queimem ou talhem.


Por: Giro Comunicação 


Começa o Workshop “Como criar encantamento Disney no seu negócio”



 No mundo dos negócios, a arte de encantar clientes é uma habilidade valiosa que pode transformar resultados e fidelizar audiências. E uma das referências máximas nesse campo é a Disney, conhecida por sua capacidade ímpar de criar experiências memoráveis para seus visitantes. No próximo dia 22, uma oportunidade única se apresenta para aqueles que desejam desvendar os segredos por trás desse encantamento: o workshop “Como Criar Encantamento Disney no Seu Negócio”.

Este encontro, que será realizado de forma online, promete revelar os bastidores, segredos, processos e cases da Disney, oferecendo ferramentas práticas para que os participantes possam aplicar essas técnicas em suas próprias estratégias de negócios. Renata Fernandes, especialista em Encantamento pelo Instituto Disney, master coach e facilitadora de Propósito, será a responsável por conduzir essa jornada de aprendizado e inspiração. Ela acumula mais de 24 anos de experiência nas áreas de Comunicação e Marketing, além de uma extensa formação em Coaching e Desenvolvimento Humano. 


“Nosso objetivo é proporcionar aos participantes uma imersão nos princípios que tornam a experiência Disney tão única, capacitando-os a aplicar esses conceitos em seus próprios negócios de forma estratégica e eficaz”, destaca. O workshop abordará temas fundamentais para o encantamento do cliente, como cultura organizacional, atendimento excepcional, liderança inspiradora, inovação, engajamento e fidelização. Além disso, os participantes terão a oportunidade de desenvolver um plano de ação personalizado para aplicar em suas empresas.


Renata destaca a importância de criar uma conexão emocional com o cliente: “O encantamento vai além do serviço ou produto oferecido. É sobre criar uma experiência memorável, capaz de gerar uma conexão emocional duradoura com o cliente”, afirma.


O evento é aberto ao público em geral, e é uma oportunidade imperdível para todos aqueles que desejam elevar o padrão de atendimento e encantamento em seus negócios.


Por: Proativa comunicação 

Moeda socioambiental leva inovação e sustentabilidade


 

Transformar o lixo em dinheiro pode parecer um conceito utópico, mas no Guará uma iniciativa está tornando esta ideia uma realidade tangível. O projeto Ecograna, desenvolvido pelo Instituto Arapoti, está revolucionando a forma como encaramos a reciclagem e a preservação ambiental. Inspirado em uma experiência bem-sucedida em Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde comunidades inteiras transformam toneladas de resíduos recicláveis em recursos financeiros, o Ecograna é uma moeda socioambiental, que possibilita a troca direta de materiais recicláveis por dinheiro. A cada Ecograna, equivalente a 1 real, uma contribuição valiosa é feita para um ambiente mais limpo e saudável.

A proposta não se limita apenas à valorização dos resíduos recicláveis, mas também promove uma mudança cultural e comportamental em relação ao consumo e à disposição final dos materiais. Ao participar do Ecograna, os voluntários não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também têm a oportunidade de compreender melhor o mercado da reciclagem, recebendo certificações que podem ser úteis até mesmo em futuras oportunidades de estágio ou emprego.

O Ecograna proporciona uma alternativa sustentável para o destino dos resíduos, além de promover a economia local, estabelecendo parcerias com diversos comércios onde a moeda pode ser utilizada para realizar compras. Padarias, brechós, lojas de produtos sustentáveis e outros estabelecimentos aderem ao projeto, criando uma rede de apoio mútuo, que fortalece a comunidade e impulsiona a economia circular.

Cristiane Pereira, coordenadora do Hackacity Guará, expressa o desafio e a determinação por trás do desenvolvimento de projetos que visam tornar as cidades mais inteligentes e sustentáveis. "Desenvolver um projeto para tornar uma cidade inteligente é desafiador! Mas temos realizado com muita força de vontade e metodologia adequada com o Projeto Hackacity Guará, que é alinhado aos conceitos da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e a metodologia de execução formatada pelo Instituto Multiplicidades", afirma.

A proposta do Ecograna vai além de uma simples transação financeira. É um convite para a comunidade se engajar ativamente na construção de um futuro mais consciente e sustentável. Seja trocando seus resíduos por Ecograna, seja apoiando os estabelecimentos parceiros, cada ação contribui para um impacto positivo no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas.

Segundo a  coordenadora pedagógica da Incubadora Hackacity, Juliana Martineli, o Ecograna foi uma iniciativa revolucionária e de destaque na Incubadora de Projetos. Na prática, o Ecograna é como a “criptomoeda do lixo” ao incentivar a troca de resíduos reciclados por pontos. Alguém do comércio chama a cooperativa de reciclagem, pesa o lixo e o transforma em pontos, para trocar em outros negócios no Guará.

“Temos grandes potenciais e ideias em um mercado com poucos concorrentes. Brasília é um grande oceano azul de negócios, por isso conseguimos criar muitas coisas e ter várias oportunidades. Descobri uma paixão muito grande ao ajudar a desenvolver negócios no DF”, ressalta Juliana.

O Hackacity Guará é uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal - Codese-DF, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Administração do Guará, e fomento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

Por: Proativa Comunicação

Dia do Despachante Aduaneiro: a importância desse profissional para o Comércio Exterior



 No próximo dia 25 de abril, será celebrado o Dia do Despachante Aduaneiro, um profissional pouco conhecido pelo público em geral, mas de extrema importância para o funcionamento eficiente do comércio exterior. Eles desempenham um papel crucial na logística de importação e exportação, atuando como intermediários entre os operadores do Comércio Exterior e os órgãos governamentais responsáveis pelo controle aduaneiro.

José Carlos Raposo, presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), destaca a relevância desses profissionais. "O Despachante Aduaneiro é um dos pilares do comércio exterior, facilitando o trânsito de mercadorias e garantindo o cumprimento das regulamentações fiscais e aduaneiras. Sua expertise e conhecimento técnico são essenciais para garantir que as operações transcorram de forma eficiente e dentro da legalidade”, comenta.

Os despachantes aduaneiros são responsáveis por uma variedade de atividades, desde a preparação e assinatura de documentos necessários para o despacho aduaneiro, passando pelos registros das operações no Siscomex até a representação dos interesses dos importadores e exportadores perante os órgãos fiscalizadores. Eles lidam com a classificação tarifária das mercadorias, o pagamento de impostos e taxas, além de garantir o cumprimento de todas as exigências legais relacionadas à importação e exportação de produtos.

Além disso, estes profissionais, como intervenientes, desempenham um papel fundamental na modernização e agilização dos processos de desembaraço aduaneiro de mercadorias, contribuindo para a competitividade das empresas no mercado internacional. Com o avanço da tecnologia e a facilitação do comércio internacional, os despachantes aduaneiros também têm se adaptado, tornando-se agentes de soluções em comércio exterior, oferecendo serviços de consultoria e assessoria para garantir o sucesso das operações de importação e exportação.

“A importância do despachante aduaneiro na logística do comércio exterior é inegável. Nós garantimos o cumprimento das regulamentações legais, facilitamos o trânsito de mercadorias e contribuímos para a competitividade das empresas no mercado global. Portanto, neste Dia do Despachante Aduaneiro, é importante reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais, que desempenham um papel essencial no sucesso das operações de importação e exportação”, ressaltou José Carlos Raposo.

 

A coordenadora de Marketing e Mídias Digitais da Feaduaneiros e também despachante aduaneira, Geovana Schumacher, destaca sobre a participação das mulheres neste mercado, que em sua origem foi predominantemente masculino. Com a modernização e a facilitação do comércio diversos estudos apontaram um aumento da participação feminina tanto nas empresas de comércio exterior quanto na profissão de despacho aduaneiro.

 

“Como despachante aduaneira fico muito feliz em saber da ampliação desta atuação e também do interesse crescente pela nossa profissão, uma vez que para exercê-la é preciso passar por diversas etapas. Todo este trabalho, que vem sendo desenvolvido pela Federação e seus Sindicatos, reverbera positivamente para a manutenção e o futuro do despacho aduaneiro”, afirma.

 

Para Geovana, é preciso muito investimento pessoal em capacitação, comprometimento e ética profissional, que são premissas para unificar e fortalecer a categoria cada vez mais. “Esses são predicados que contribuirão na superação dos desafios de um mercado altamente competitivo e nem sempre igualitário”, pontua.

 

Sobre a Feaduaneiros - A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros tem o objetivo de congregar e representar a categoria econômica dos Despachantes Aduaneiros em todo o território nacional.

 

Suas atribuições incluem a luta pelos direitos e interesses da categoria, com representatividade para conciliar divergências e conflitos entre os Sindicatos afiliados, bem como promover a solidariedade e a união de toda a classe profissional; defender os princípios de liberdade para o exercício da profissão, a lealdade na concorrência e a ética no desempenho da atividade profissional.

 

Desde 1850 atuante no Brasil, o Despachante Aduaneiro é um profissional que contribui com a modernização do desembaraço de mercadorias em importação e exportação, bem como na intermediação de mercadorias em trânsito no país.

 

Por: Proativa Comunicação  ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Destaque no sudoeste goiano, marcas premium voltam os olhos para Jataí



 Jataí foi classificada como um dos destaques do ranking dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio, ocupando o 13° lugar geral no levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Grupo Soares escolhe cidade para lançar sua marca premium de materiais de acabamento para construção

Composta por 18 municípios no total, a região sudoeste do Estado de Goiás tem se consolidado cada vez mais e mostrado sua força. Classificada pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), como uma microrregião de alta renda, ela vai bem além do agronegócio e agrega cidades como Rio Verde, Jataí, Mineiros e Caiapônia. E, ao contrário do que muitos pensam, cerca de 90% de sua população é residente em área urbana. 

Uma das cidades da região que se destaca em seu crescimento é Jataí. Uma das maiores em extensão territorial, em população e uma das maiores economias goianas. Dentro da microrregião, o município é o quarto em maior território, fica atrás somente de  Mineiros, Caiapônia e Rio Verde, e é o segundo em população, com mais de 105 mil habitantes, conforme último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022; sendo a primeira Rio Verde com mais de 225 mil habitantes. 

Com um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 77.472,  o município jataiense, que está perto de completar 129 anos, se consolidou com uma das economias mais pujantes do estado. Sua produção de riqueza não para de crescer. Para se ter uma ideia, em 2020 o PIB per capita da cidade era de pouco mais de R$ 58 mil. Em 2023, a cidade foi classificada como um dos destaques do ranking dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio, ocupando o 13° lugar geral no levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

A força do agronegócio na cidade impulsiona toda a economia local, servindo como motor para diversas atividades nas áreas industrial, comércio, construção civil e serviços, gerando mais renda e emprego para a população. No ano de 2023, até novembro, a cidade teve um saldo positivo de mais de 1.700 novas vagas de emprego formal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego. E uma das grandes razões para que a cidade passe a chamar mais atenção para seu desenvolvimento é o crescimento populacional. O Censo de 2010 registrava cerca de 88 mil habitantes na cidade e atualmente o número passa de 105 mil pessoas. 

A arquiteta Fernanda Ferreira ocupou uma destas novas vagas. Ela é a head da operação de uma nova loja especializada em materiais de acabamento para construção e produtos relacionados, inaugurada na cidade em janeiro último. Ela trabalha na cidade há alguns meses e se surpreendeu com a dinâmica econômica da cidade. “Jataí em nada lembra uma cidadezinha do interior. É pujante e tem um comércio muito forte. É um local em que encontramos uma gama muito ampla de serviços com qualidade, como por exemplo, na área de saúde e alimentação. E além disso, está em um processo muito ativo de verticalização, para que seu crescimento seja ordenado, então percebo que seu crescimento só tende a acelerar”, comenta a profissional. 

 

Por que Jataí?

Esse crescimento da cidade goiana tem sido um forte atrativo para que empresas direcionem investimentos para instalar operações no município. Um exemplo é o Grupo Soares, empresa com 57 anos de atuação no Estado de Goiás em diversas frentes como venda de materiais de construção, agronegócio, incorporação imobiliária e tecnologia. De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Grupo, Marcelo Camorim, o potencial econômico da cidade foi o principal motivo que levou o Grupo Soares a apostar no município, que inclusive é um pólo de compras para cidades do entorno como Mineiros e Chapadão do Céu. 

A empresa inaugurou em Jataí a primeira unidade de sua nova marca: a Essence. Uma loja conceito que tem o propósito de atender de forma diferenciada os consumidores que precisarem de produtos específicos para acabamento, como louças, metais, pisos e porcelanatos, pedras e complementos para obras, como frisos, perfis; além de oferecer também produtos para o lar, por meio de uma parceria com a marca Tramontina, como fogão, coifas, geladeiras, lava-louças. 

Segundo Camorim, a nova marca integra o plano de diversificação e inovação desenvolvido pela companhia dentro do planejamento estratégico do grupo. A empresa avalia que a Essence tem o potencial de incrementar um crescimento médio de 20% ao ano nos resultados gerais do Grupo. “Esta é a primeira unidade desse projeto que deve crescer muito. Temos a perspectiva de chegar a até 10 lojas nos próximos cinco anos; sendo que a segunda unidade já está prevista para ser instalada ainda em 2024”, completa o presidente do Conselho.  

Com a loja conceito, a ideia da marca é atender um público diferente do que já atendem em seus outros segmentos e criar novas oportunidades de negócios. Fernanda Ferreira explica que o local foi preparado para estreitar parcerias com os arquitetos e gerar aproximação com os clientes. “Investimos na prestação de serviços diferenciados com a proposta de acolher todo o público da região, oferecendo inclusive um ambiente pensado para facilitar até o receptivo do arquiteto com seus clientes. Essa é a ideia da Essence: que a nossa loja seja um anexo do escritório do arquiteto. Temos inclusive uma cozinha funcional, uma sala para apresentação de projetos e uma projetista para tirar dúvidas e dar orientações para os consumidores”, relata ela. 

Por: Comunicação sem fronteiras

Uma visão sobre Goiás: livro retrata natureza, cotidiano e agronegócio do estado


 

Com fotos do renomado fotógrafo paulista João Farkas, obra com retratos do cenário goiano será lançado no dia 24 de abril, em Goiânia

Com fotos das cidades históricas, de cachoeiras, do cerrado, das tradições, do agronegócio e dos goianos, assinadas pelo renomado fotógrafo paulista João Farkas, o livro Uma Visão sobre Goiás será lançado no próximo dia 24 de abril, em Goiânia, com a função de ser uma homenagem ao Estado. 

Com 200 páginas com retratos do cotidiano goiano, o livro também é intercalado com textos que trazem a história de Goiás e faz uma homenagem aos protagonistas do desenvolvimento do estado por meio da história de Agrippino Bastos Santos, empresário que impulsionou a economia do estado de Goiás através do agronegócio.  O prefácio é assinado pelo governador do estado, Ronaldo Caiado.

Conhecido internacionalmente, João Farkas tem coleções em diversos museus pelo mundo, como La MEP, em Paris, e International Center of Photography, em Nova York. Ele também foi correspondente fotográfico para as revistas Veja e Isto É, e recebeu o Prêmio Vitae e o Prêmio Aberje pelo documentário ‘Retratos da Ocupação da Amazônia’. 

Farkas vem registrando há mais de 30 anos a complexa relação homem versus natureza em contextos brasileiros tidos como paradisíacos ou genuínos, como a Amazônia, o Pantanal ou o sul da Bahia. E, pela primeira vez, registrou o estado goiano.

Para produzir o livro sobre Goiás, João Farkas realizou algumas expedições pelo estado durante um ano. “Dedicamos especialmente duas expedições, uma foi para o sudoeste de Goiás. Passamos por Mineiros, Jataí, na região do Parque Nacional das Emas, e percorremos toda essa região. Foi impressionante!”, disse o fotógrafo.

Entre os cliques feitos pelo fotógrafo por todo o Estado estão pastos, montanhas, cavernas, plantações, rios, comitivas, cachoeiras, relevo, cerrado, flores típicas, animais, cidades, comidas, pessoas e até pôr do sol. Uma Visão sobre Goiás também lança um olhar sobre o agronegócio, um dos propulsores da economia goiana. “Realmente, o estado é muito próspero, muito bem estruturado, e me surpreendi com tudo o que vi”, diz ele.

Farkas conta que  ficou surpreso com a preservação ambiental do estado, apesar de sua forte vocação para o agronegócio. “O que nos dá esperança é que existem setores do próprio agro que estão muito preocupados com a preservação”, diz ele, fazendo menção à preservação das bacias e nascente do Araguaia, registrada no livro. Na região, o cultivo de soja tem substituído a pecuária. 

Os registros fizeram tanto sucesso que alguns cliques chamaram a atenção de donos de galerias, que adquiriram o direito de expor as obras. Um deles é o Pérez Art Museum Miami (PAMM), em Miami, nos Estados Unidos. Lá, o espaço vai mostrar uma das fotos que mais chamaram a atenção de Farkas: a cultura de milho. “Esta foto da lavoura de milho ficou praticamente abstrata. É uma das que o Jorge Pérez comprou para a coleção dele”. 

João Farkas conta que é procurado levar tanto para o Brasil quanto para o exterior um outro olhar sobre o País, que vão além de clichês e buscam quebrar paradigmas.  “Existe um outro caminho também, que é, mostrar o nosso potencial, nosso capital natural, assim a gente desperta para o respeito, ao amor à natureza, o patrimônio que nós temos. As imagens são, portanto, um alerta e uma celebração. Acho que a fotografia pode nos ajudar a entender o valor daquilo que nós temos e instigar um desenvolvimento econômico harmônico”, finaliza.

O livro Uma visão sobre Goiás foi idealizado pela empresária Ana Flávia Santos, sendo uma realização do empreendimento Promenade, da AFS Incorporação & Conceito, WV Maldi Incorporações e Joule Participações. Além do livro, algumas fotos das cinco expedições em terras goianas estarão expostas na galeria de arte do empreendimento Promenade, no setor Marista, cuja visitação é aberta ao público.

Por; Comunicação sem fronteiras

domingo

Datas de saúde da primeira quinzena de Abril

 


Abril começou com uma data muito importante e que dá cor azul ao mês, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (enviamos sugestões de release à parte). Contudo, nesta primeira quinzena do mês temos outras datas ligadas à saúde que também podem render boas matérias. Domingo (7) é o Dia Mundial da Saúde, já na segunda (8) vem o Dia Mundial do Combate ao Câncer. Depois temos duas datas que ressaltam profissionais, 11 é o Dia do Infectologista e 12 é o Dia do Obstetra. Também no dia 12 temos o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. Abaixo temos alguns dados e enfoques que podem servir de inspiração para reportagens e colocamos os profissionais do centro clínico do Órion Complex à disposição para ser fonte nas entrevistas.



7 de abril - Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos em 7 de abril, marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 e a cada ano se concentra em uma preocupação específica de saúde pública. O tema deste ano é “Minha saúde, meu direito” e foi escolhido para defender o direito de todas as pessoas, em todos os lugares, de terem acesso a serviços de saúde, educação e informação, bem como à água potável, ao ar puro, à alimentação saudável, à moradia de qualidade, a condições ambientais e de trabalho decentes e a viverem livres de discriminação.

 

8 de abril - Dia Mundial do Combate ao Câncer
Na última década houve uma evolução impressionante tanto no diagnóstico quanto no tratamento de casos oncológicos. Os avanços científicos e tecnológicos imprimiram uma nova perspectiva no combate ao câncer. Identificação precoce de tumores, novos medicamentos, imunoterapia, marcadores moleculares e a cirurgia minimamente invasiva fortaleceram de forma expressiva o arsenal terapêutico contra a doença. Entre os avanços no combate ao câncer, a imunoterapia, tratamento que ajuda o sistema imunológico a atacar as células cancerígenas, desponta como uma alternativa promissora. 


O número de tipos de cânceres tratados no mundo com sucesso por imunoterapia chega a quinze e permanece crescendo, incluindo os de pele, pulmão, rim e bexiga. Um estudo conduzido no Canadá mostrou que o uso do tratamento aumentou anualmente de 2011 (3,3%) a 2019 (39,2%) e foi maior em melanoma (52%). No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem aprovado o uso de medicamentos imunoterápicos para alguns cânceres, como melanoma (2016), pulmão (2017), mama (2019) e, mais recentemente, os do trato biliar (2022). 

 

11 de abril - Dia do Infectologista
O infectologista é o médico especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, causadas por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Ele não restringe sua atuação a um órgão ou sistema do corpo humano, trabalha com a complexa interação entre humanos, ambiente e microrganismos, que a qualquer momento pode resultar em catástrofes individuais ou coletivas. Foi um profissional que ganhou destaque com a pandemia da Covid-19, mas segue com a atuação em alta devido ao surto de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela e malária. Contudo, o especialista também atua com outras enfermidades como HIV, Influenza, hepatites e muitas outras.

 

12 de abril - Dia do Obstetra
Em 2014, o Brasil era campeão mundial de parto cesáreo 52% dos nascimentos, sendo que, no setor privado, a taxa subia para 88%. Nesses dez anos não se mudou muita coisa. Segundo dados publicados na revista Lancet, em 2022, oriundos da análise de estatísticas do Ministério da Saúde, o Brasil é "vice-campeão" na realização de cesarianas (57,7%) — número bem acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de no máximo 15%. Os valores aumentam ainda mais quando se considera a saúde privada: uma pesquisa da revista acadêmica Social Science & Medicine revelou que de 80% a 90% dos partos nesses locais são realizados por intervenção cirúrgica. 

 

12 de abril - Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
Tremor, lentidão, rigidez nas articulações e perda de memória são sintomas mais comuns do Parkinson, doença neurológica degenerativa, progressiva, que afeta o sistema nervoso central.A principal causa é a morte das células do cérebro responsáveis pela produção de dopamina, um neurotransmissor que controla os movimentos. Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein aponta que devido ao envelhecimento da população, é estimado que até 2040 pelo menos 17 milhões de pessoas em todo o mundo terão a doença de Parkinson, tornando-a a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente no planeta. Isso destaca a importância de uma análise aprofundada dos custos para a melhoria do sistema de saúde. No Brasil, estima-se que entre 1% e 3% da população seja portadora de Parkinson.

Por: COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS

Como um simples beijo pode ser um perigo para a sua saúde

 


Neste sábado (13), é o beijo que a grande estrela do dia, mas você sabe que existem riscos nessa demonstração de carinho?

No dia 13 de abril é comemorado o Dia Internacional do Beijo e, apesar de ser considerado umas das principais formas de demonstração de afeto, ele infelizmente também pode fazer mal em algumas situações

Durante o beijo, vírus e bactérias presentes na saliva e na secreção respiratória podem causar doenças, contaminando pessoas saudáveis. Um estudo realizado pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada, após analisar um beijo de língua com duração de 10 segundos, concluiu que o contato pode transferir até 80 milhões de bactérias. 

“As principais doenças transmitidas através do beijo são a mononucleose infecciosa, que até é chamada de “doença do beijo”, causada pelo vírus Epstein-Bar. Mas há também a possibilidade de contrair infecções sexualmente transmissíveis, como o HPV, herpes simples e a labial,  sífilis e gonorreia, entre outras”, informa a  infectologista Juliana Barreto, que atende no centro clínico do Órion Complex.

Juliana Barreto explica que a doença do beijo, conhecida como mononucleose infecciosa, é mais incômoda do que efetivamente grave, e pode se resolver sozinha. “Mas as demais requerem tratamento, como a sífilis, o herpes simples e o HPV. E, para o HPV, é importante fazer a vacinação dos adolescentes”, orienta.

A conscientização é uma parte fundamental para não transmitir a infecção a outra pessoa, ou seja, para quem está com alguma lesão na região bucal, o beijo fica suspenso, orienta a médica. “Mas, uma vez sanadas as lesões, não há perigo para a contaminação pelo beijo”, diz. Ufa, ainda bem, né?


Por:COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS

Quatro motociclistas desafiam a gravidade no Globo da Morte do Gran Circo Norte Americano

 


Em Goiânia até o final de abril, o Gran Circo Norte Americano apresenta um show imperdível para todas as idades

O Globo da Morte, uma das atrações mais emocionantes dos circos, surgiu no final do século XIX, na Europa. Desde as primeiras apresentações, que tinham apenas  um único motociclista, a popularidade da atração cresceu rapidamente, e logo se espalhou para os circos de todo o mundo. Em Goiânia, a tradição circense se junta à tecnologia moderna no Gran Circo Norte Americano, e quatro corajosos motociclistas fazem a alegria do respeitável público.  

Um dos destaques do espetáculo, os motociclistas entram em um globo de aço girando em alta velocidade e realizam manobras que desafiam a gravidade e o bom senso. A sincronia entre os pilotos e a velocidade estonteante garantem momentos de pura emoção e deixam crianças e adultos de olhos atentos no palco. 

Vale lembrar que os profissionais são altamente treinados, usam capacetes e roupas especiais. O globo mede cerca de 3 metros de diâmetro e o espetáculo é completado com luzes e músicas hipnotizantes. Lá dentro os veículos chegam a até 100 quilômetros por hora. 

Com um show que entrega diversão para todas as idades, o Gran Circo Norte Americano está em curta temporada em Goiânia durante o mês de abril, com promoção limitada, de meia entrada para adultos e crianças na área lateral.  

A trupe é composta por artistas internacionais que já viajaram por toda América Latina, reunindo milhares de pessoas na tenda que agora, se instala na Capital.  No picadeiro, malabaristas, palhaços e contorcionistas garantem a diversão de toda a família. Em todos os momentos, a tradição circense se junta à tecnologia moderna em um show de luzes e efeitos especiais. 

 O espetáculo é uma viagem inesquecível ao mundo do circo tradicional, ancorado na experiência de mais de 150 anos da família Stevanovich, que está na 6ª geração do Circo. 



Serviço:

  • Curta Temporada: Abril

  • Local: Av. Rio Verde, ao lado do Buriti Shopping

  • Ingressos:

    • Lateral: R$ 30 (Promoção limitada: todos pagam meia no setor lateral)

    • Central: R$ 40

    • Vip Lateral: R$ 50

    • Vip: a partir de R$ 60

    • Inteira: consultar valores na bilheteria ou site. Todos estão sujeitos a alteração.

  • Compra online: https://www.guicheweb.com.br/

  • Terça à Sexta: 20h

  • Sábados: 16h, 18h e 20h

  • Domingos e Feriados: 16h, 18h e 20h

  • Têm direito à meia entrada:

    • Crianças de 2 a 12 anos, idosos e estudantes com carteirinha.

    • Menores de 2 anos não pagam.

    • POR: GiroComunicação

terça-feira

Apresentações infantis do DF Plaza Shopping continuam no próximo fim de semana


 

Com o sucesso das atividades no shopping voltadas para o público infantil, a programação promete ainda muita diversão para toda a família


O DF Plaza Shopping continua a cativar o público infantil com uma série de atividades divertidas e envolventes durante o mês de abril. Marcando o ritmo da diversão, o shopping sediou recentemente uma emocionante apresentação do Tio André, que encantou crianças e adultos com sua energia contagiante e suas habilidades artísticas. Durante a apresentação, as crianças se deleitaram com momentos de risos e surpresas, mergulhando em um mundo de fantasia e criatividade. O evento foi um verdadeiro sucesso, proporcionando momentos de alegria e descontração para toda a família.


Além das apresentações, o brinquedão Big Shark tem sido um ponto alto das atividades infantis no shopping. Localizado no Piso Central, o brinquedo tem sido um sucesso, oferecendo uma experiência única de diversão e aventura para os pequenos visitantes. Com sua estrutura impressionante e atmosfera envolvente, o brinquedão continuará a encantar crianças até o final de abril, proporcionando horas intermináveis de entretenimento e aventura.


Marcos Freitas, superintendente do DF Plaza Shopping, expressou sua satisfação com a recepção calorosa que as atividades infantis têm recebido. "É incrível ver o sorriso no rosto das crianças enquanto elas se divertem e exploram todas as opções que oferecemos aqui no shopping", disse Freitas. "Estamos comprometidos em proporcionar experiências memoráveis para nossos visitantes mais jovens e essas apresentações e atividades são apenas o começo."


No próximo fim de semana, a diversão continua com a apresentação do Palhágico Chou Chou. Marcado para o domingo (14), o evento promete encantar e cativar com suas performances hilariantes e mágicas. Prevista para ocorrer no Piso 1, ao lado da Havanna, a apresentação promete momentos de risos e encantamento para toda a família. Além das apresentações, o shopping oferece uma série de eventos e atividades para os pequenos. Uma delas é o Make & Take da LEGO na Ciatoy. Esta ação permite que as crianças montem seu próprio brinquedo LEGO gratuitamente e o levem para casa. Com horários marcados para sexta-feira, das 14h às 19h, e sábado, das 12h às 16h, nos dias 26 e 27 de abril, na CIATOY DF Plaza Shopping, a atividade promete despertar a criatividade e imaginação das crianças.


Com uma agenda repleta de diversão e entretenimento, o DF Plaza Shopping continua a ser o destino preferido para famílias em busca de momentos inesquecíveis. Desde emocionantes apresentações até atividades criativas e educativas, o shopping oferece algo para todos, garantindo que cada visita seja uma experiência memorável e gratificante para toda a família.


POR: Imprensa proativa