Páginas

terça-feira

HCG assina convênio com prefeitura de Abadia de Goiás para realizar exames para diagnóstico precoce do câncer de mama, nessa terça 03/10



A parceria disponibilizou o diagnóstico gratuito para todas as mulheres de 40 a 70 anos da cidade. Várias pacientes já fizeram os exames após a formalização do convênio

No Brasil, estima-se que haverá 73 mil novos casos de câncer de mama por ano, no triênio 2023 a 2025, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), correspondendo a 15% dos casos. Trata-se do segundo tipo de câncer mais frequente, só ficando atrás somente do câncer de pele. 

 

Desenvolver ações de prevenção são fundamentais para mudar as estatísticas, uma vez que, ao ser detectado precocemente, o câncer de mama tem cura em até 95% dos casos, segundo especialistas da área. Uma iniciativa nesta direção aconteceu nesta terça-feira, 3 de outubro, às 9h. A prefeitura de Abadia de Goiás assinou convênio com o HCG - Hospital de Câncer Francisco Camargo para que as mulheres de 40 a 70 anos do município tenham acesso gratuito à consulta com especialista, ultrassonografia das mamas, mamografia e exames laboratoriais necessários para se detectar o câncer de mama.

 

Após a assinatura do convênio, as primeiras pacientes do município já fizeram os exames. Adalberto Bregolin, presidente do Conselho de Administração da Associação para Cuidado de Câncer em Goiás, entidade mantenedora do HCG, explica que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que todas as mulheres desta faixa etária façam os exames preventivos ao câncer de mama, anualmente até os 49 anos, e a cada dois anos até os 69 anos. “Com este convênio, Abadia de de Goiás terá condições de cumprir esta recomendação”, disse.  O município, vale ressaltar, foi uma das cidades que mais cresceu no Estado de Goiás segundo o último Censo do IBGE.

 

*Sobre o HCG - Hospital de Câncer Francisco Camargo*

 

O HCG - Hospital de Câncer Francisco Camargo, está situado no município de Inhumas-GO, na GO-070, KM 47, sendo uma entidade beneficente sem fins lucrativos. Seu funcionamento começou em 2021 com a inauguração de seu primeiro módulo, a policlínica, com 204 metros quadrados, que oferece gratuitamente exames de mamografia, ultrassonografia, eletrocardiografia, exames laboratoriais, além de consultas.

 

Em obras,  seu propósito é se tornar mais uma referência nacional para o tratamento de câncer no País e terá, ao final, mais de 100 mil metros quadrados de estrutura. 

 

Idealizado pelo médico  Wagner Miranda em 2014, os primeiros anos de sua história foram dedicados ao planejamento, desenvolvimento do projeto e documentação. Em 2017, as obras iniciaram após a doação da área em Inhumas. Em, 2018 foi lançada a pedra fundamental.

 

No total o projeto terá 80 mil metros quadrados de área construída e, no momento, estão em obras a primeira fase, com 15 mil metros quadrados. Até o final do ano, haverá uma nova inauguração. A primeira ala do prédio principal será entregue com 650 metros quadrados, ampliando o atendimento de endoscopia, colonoscopia, broncoscopia e, ainda, uma área avançada para o tratamento de câncer de pele. 

 

Toda a obra está sendo feita com recursos da comunidade, que tem se engajado no projeto.  Conforme o Portal da Transparência, até o momento, já foram levantados R$ 18 milhões por meio de leilões, bazares, entre outras iniciativas. Além disso, outros R$ 4 milhões foram destinados ao projeto por meio de doação de insumos ou equipamentos.

 

O cantor Zezé de Camargo é embaixador do projeto e, por isso, em 2020, após o falecimento de seu pai, acometido de câncer, o hospital passou a adotar seu nome como uma homenagem.


POR: COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•