De acordo com as estações do ano, alguns setores percebem mudanças e com a construção não é diferente. Na época da seca é comum que o número de obras aumente, uma vez que é possível realizá-las com mais rapidez sem interferências ou pausas que a chuva pode causar. Com isso, é possível construir com mais qualidade e menos custos.
De acordo com Roil Pinheiro, diretor comercial da Pinheiro Ferragens, a venda de aço para construção aumenta bastante durante esse período. “Com a falta de chuva, se constroem muito as estruturas, pois a obra já fica coberta e pronta. Quando a chuva volta, a estrutura já está muito avançada e é possível começar o acabamento da obra tranquilamente”, explica.
Principalmente em áreas externas, é muito importante se atentar às condições climáticas. Desde a estrutura da obra até à pintura, diversos fatores podem impactar no processo de construção. Segundo Roil, o ideal é que não sejam realizadas etapas como a fundação, por exemplo, na época de chuvas. “Quando perfuramos o solo para fazer a fundação, abrem-se buracos. Com a chuva, eles podem ficar entupidos, o que atrasa a obra e gera mais custos”, afirma.
Além disso, materiais como concreto e argamassa assentam melhor nessa época, fazendo com que as estruturas sejam mais duradouras e exijam menos manutenção. Portanto, realizar construções durante a seca é uma estratégia extremamente inteligente, pois traz mais qualidade para as obras, com um custo menor.
Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.
Por: Proativa Comunicação