A Secretaria de Saúde de Águas Lindas de Goiás iniciou nesta semana a vacinação itinerante contra a covid-19. Inicialmente serão duas unidades móveis que percorrerão todos os bairros da cidade para vacinar moradores em suas próprias casas.
O projeto Vacinação em Casa é uma forma que a pasta encontrou para poder atingir o maior número de pessoas vacinadas e tentar impedir o avanço da nova variante ômicron. Com o apoio de profissionais de saúde, a ambulância percorre as ruas da cidade ofertando a vacinação.
“Achei muito bom, porque para mim me deslocar até nos pontos é muita contramão. Por isso achei muito bom essa ideia de ir até às pessoas”, diz a moradora Sônia Maria, que foi vacinada em ponto de ônibus.
Vale ressaltar que a vacinação é importante, uma vez que as estatísticas das autoridades de saúde mostram que a grande maioria das pessoas que estão precisando se internar ou que estão morrendo em decorrência da covid-19, não se vacinou.
Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade e, se possível, cartão de vacina. Em caso de crianças, com idade entre 5 e 11 anos, é preciso além do documento de identidade, estar acompanhado pelos pais ou responsável.
A Secretaria Municipal de Comunicação conversou com o diretor de vigilância em saúde Euder Vieira que concedeu mais informações:
Secom – Quantas equipes hoje estão na rua, número de técnicos e unidades móveis?
Euder Vieira – Ao todo são duas unidades móveis. Cada uma com 1 enfermeiro, 1 técnico e seu respectivo motorista.
Secom – É necessário agendamento?
Euder Vieira – Não é necessário agendamento. É importante apenas obrigatoriamente levar o documento de identidade, cartão do SUS e cartão de vacinação.
Secom – Como funciona o planejamento de rota nos bairros?
Euder Vieira – O planejamento é atender todos os setores sendo divulgado na sexta feira as rotas da semana seguinte.
Secom – Quais tipos de vacinas estão sendo aplicadas no modelo itinerante?
Euder Vieira – Todas as vacinas. 1°, 2° e 3° dose, adolencentes e crianças ;Astrazenica, Coronavac, Janssen e Pfizer.
Secom – Qual a previsão da duração desse tipo de atendimento ambulante?
Euder Vieira – Nosso objetivo é estender o serviço itinerante enquanto durar a pandemia, garantindo ao cidadão o direto à saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado(a) Visitante
Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.
* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.
¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•