Páginas

sexta-feira

Goiás chega a 15 mil mortes por coronavírus e passa de 550 mil contaminados, diz governo

 



Escultura de vidro representando o coronavírus é apresentada no estúdio do artista britânico Luke Jerram, em Bristol, na Inglaterra — Foto: Adrian Dennis/AFP

Escultura de vidro representando o coronavírus é apresentada no estúdio do artista britânico Luke Jerram, em Bristol, na Inglaterra — Foto: Adrian Dennis/AFP

Goiás atingiu a marca de 15 mil mortes por coronavírus nesta sexta-feira (30), além de contabilizar 551.919 moradores contaminados desde o início da pandemia, conforme os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nas últimas 24h, o estado registrou 2.190 pessoas infectadas e 96 mortes.

O balanço mostra ainda que 525.167 pessoas se recuperaram da doença. Outros 435.130 casos estão em investigação. A SES apura 300 mortes suspeitas de Covid-19.

Abril já registrou mais mortes por Covid-19 em Goiás em relação a março e passou a ser o mês mais letal da pandemia. Apesar de ter um dia a menos que março, este mês registrou 3.288 mortes contra 3.041, do mês passado. Ao todo, 64.790 pessoas contraíram o coronavírus em abril.

O secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, explicou ao G1 que o mês de março foi o de maior pressão sobre o sistema de saúde. Porém, o desfecho clínico do paciente que é internado com Covid-19 é demorado.

"Como tivemos um número exacerbado de casos e internações na primeira e segunda semana de março, a gente esperava esse desfecho em abril, seja alta ou o óbito do paciente internado. Por isso, abril registra mais mortes que março", completou Alexandrino.

Ocupação dos hospitais

A rede hospitalar estadual está com 84% dos 570 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. O índice na enfermaria é de 60%.

Em Goiânia, das 290 vagas de UTI, 66% estão em uso. O índice na enfermaria, que tem 209 leitos, é de 70%.

O Complexo Regulador Estadual, que administra pedidos de internação, está com 23 pacientes na fila de espera por uma UTI e 22 aguardam um leito de enfermaria.

Vacinação

O levantamento realizado pela SES registrou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 902.634 doses. Do total, 450.908 pessoas já receberam o reforço.

O estado já recebeu 1.826.480 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.211.280 da CoronaVac e 615.200 da AstraZeneca.

Evolução dos casos

Casos confirmados:

Mortes confirmadas:

terça-feira

Novo decreto de Goiânia aumenta horário de funcionamento de bares e academias e libera eventos corporativos

 



Novo decreto de Goiânia aumenta horário de funcionamento de bares e restaurantes — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Novo decreto de Goiânia aumenta horário de funcionamento de bares e restaurantes — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O novo decreto da Prefeitura de Goiânia publicado na tarde desta terça-feira (27) aumentou o horário de funcionamento dos bares, restaurantes e academias, além de permitir shows ao vivo com até quatro músicos e liberar eventos corporativos. O documento vale até 11 de maio. O comércio não essencial continua autorizado a funcionar todos os dias da semana (veja as regras ao fim do texto).

Conforme o decreto, o uso de espaços comuns de condomínios horizontais e verticais estão autorizados, mas com restrições e mediante agendamento. O ensino superior também voltará a funcionar de acordo com o texto.

Comércio e feiras poderão funcionar durante toda semana, seguindo todos os protocolos sanitários, como uso de máscaras, higienização das mãos e sem aglomerações.

Goiânia tem, até esta terça-feira, 146.221 moradores contaminados com o coronavírus e 4.382 mortes. Na rede municipal de saúde, 12.893 pessoas estão internadas para tratar a doença, sendo que 5.756 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Veja as regras do novo decreto:

Horários de funcionamento:

  • Comércio: 9h às 17h
  • Serviços: 12h às 20h
  • Bares e restaurantes: 11h às 1h
  • Shoppings e galerias: 10h às 22h
  • Salões e barbearias: 12h às 21h
  • Academias: 5h às 22h
  • Distribuidoras de bebidas: 6h às 22h

Regras:

  • Bares e restaurantes: 50% da capacidade de pessoas sentadas e autorizada a apresentação, exclusivamente, de música ao vivo do tipo “voz e violão” limitada a quatro integrantes;
  • Panificadoras, padarias e confeitarias: sendo permitida a modalidade self service com a lotação máxima de 50% da capacidade de pessoas sentadas;
  • Academias: 30% da capacidade de acomodação, mediante agendamento;
  • Escolas: permitida abertura do ensino privado (infantil, fundamental, médio e superior). Distanciamento entre os alunos, professores e funcionários de 1,5 metro;
  • Construção civil: funcionamento exclusivamente de segunda a sexta-feira, desde que seja fornecido transporte próprio aos empregados;
  • Serviços de saúde: ambulatorial com 50% da capacidade e agendamento prévio;
  • Cursos livres: 30% da capacidade;
  • Esportes: limitados a quatro integrantes;
  • Eventos públicos e privados: permitida a realização de eventos presenciais exclusivamente corporativos nos termos de Nota Técnica a ser editada pela Secretaria Municipal de Saúde;
  • Espaços comuns em condomínios: fica autorizado o uso mediante agendamento, adotado critério de distanciamento dee 2,25 metros quadrados;
  • Feiras livres e especiais: proibidos o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação, o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores. As feiras também devem manter funcionamento máximo de 50% do total de bancas ou barracas.

Para o Centro Cultural Mercado Popular da 74, o decreto estipulou regras específicas, com a proibição de apresentação de atividades ao público:

  • na parte relativa ao centro comercial, das 9h às 17h;
  • na parte relativa a bares e restaurantes, das 11h às 23h.

sexta-feira

Palestra Técnicas de Auditoria Governamental na Prefeitura de Águas Lindas

 

A Controladoria Geral Interna Municipal recebeu nesta sexta-feira (23), o senhor,  Álen Rodrigues de Oliveira que trouxe a palestra: Técnicas de Auditoria Governamental.

Esse evento foi o primeiro de muitos que serão promovidos entre os Controladores da 6ª Turma da Formação de Controladores, curso realizado pelo TCM Goiás.

Na palestra, o Economista Álen pôde mostrar um pouco das técnicas de auditoria praticadas em Goiânia.

Quanto ao evento o Controlador Welysson Sena nos deu a seguinte declaração:

“Esta é apenas uma de várias ações de capacitação que venho buscando junto ao TCM, Controladorias Municipais e demais órgãos de gerência e controle, visando sempre o aprimoramento profissional dos colaboradores a mim confiados.  E não poderia ser diferente em uma gestão humana, transparente e técnica realizada pelo nosso Prefeito,  Doutor Lucas.  Aproveito para agradecer a excelente palestra dada pelo amigo Álen Rodrigues”

Ação conjunta secretarias realizam grande evento social

 

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás através de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude realizou na manhã de hoje (23), um evento especial para a comunidade.

O Projeto , é o  Programa de Dispensação de Órteses e Próteses da Secretaria Municipal de Saúde.

Foi realizada a entrega de equipamentos para portadores de necessidades especiais do município com um total de:

08 (oito) Cadeiras de Rodas,
20 (vinte) cadeiras de banho,
02 (duas) almofadas em células de ar, para prevenção de úlceras de pressão.

A Secretaria de Ação Social informa que, para participar do programa e ser contemplado, é necessário ligar na Regulação de Saúde através do fone: ( 3618-1570 ) ou ir diretamente à regulação.

O cadastro inicia com o relatório médico e, logo após, é agendada uma visita de uma equipe em domicílio que irá identificar quais equipamentos serão adequados ao estado físico do paciente.

Atenção povo de Águas Lindas está chegando o dia está chegando a hora da inauguração do Tatico 2 entrada do jardim da barragem 1 em águas lindas Go

At
enção povo de Águas Lindas está chegando o dia está chegando a hora da inauguração do Tatico 2 entrada do jardim da barragem 1 em águas lindas Go

 

Irmãs de jovem morto por agulha de narguilé prestam depoimento à polícia, em Aparecida de Goiânia

 






Nicole Maria e Adailton Gomes de Abreu, Aparecidad de Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Duas irmãs de Adailton Gomes de Abreu, que morreu após ser ferido com uma agulha de narguilé, prestaram depoimento à polícia nesta quinta-feira (22), em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. Segundo o delegado, as oitivas não alteraram a conclusão do inquérito policial, que indiciou a namorada da vítima pela morte.

“As oitivas de hoje não mudaram nada em relação a conclusão, porque elas não estavam dentro do imóvel junto com os envolvidos. Então, o inquérito da PC continua indiciando a namorada pelo crime”, disse Eduardo Rodovalho, do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH).

G1 tentou contato, por ligação às 18h27 desta quinta-feira, com Nicole Maria Ferreira da Costa, que era namorada de Adailton e foi indiciada pelo crime, mas nossas ligações não foram atendidas. À polícia, Nicole já havia confessado o crime, pelo qual responde em liberdade.

A Polícia Civil concluiu o inquérito em 24 de novembro do ano passado. Ao analisar o processo, o Ministério Público entendeu que era necessário o depoimento das irmãs, apenas porque elas foram citadas no inquérito policial. Agora, o delegado disse que vai determinar o retorno dos autos para o Poder Judiciário, para os procedimentos cabíveis.

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), eles aguardam a devolução do processo, por parte do delegado, para dar andamento no caso

Narguilé encontrado no local do crime — Foto: Arquivo pessoal/Maria das Graças Gomes

Narguilé encontrado no local do crime — Foto: Arquivo pessoal/Maria das Graças Gomes

Crime

Adailton Gomes Abreu, de 24 anos, morreu no dia 18 de setembro, na casa da namorada, no Residencial Village Garavelo, em Aparecida de Goiânia, após uma discussão do casal por um pastel de feira.

De acordo com a polícia, inicialmente, havia uma suspeita de que Adailton teria passado mal e sofrido um infarto. Porém, depois, a equipe notou a perfuração com a agulha, a qual é usada para furar o papel alumínio que encobre o carvão e, assim, ocorrer a liberação de calor para aquecer a essência do narguilé.

Ele foi atingido no coração pela agulha de narguilé. "A lesão foi única, certeira e fatal. Ele agonizou por pouco tempo e depois já veio a óbito", disse o investigador.

Durante as investigações, a jovem disse à polícia que o namorado havia ido para cima dela com um narguilé quebrado e, para se defender, acabou o atingindo com a agulha. Nicole também relatou aos policiais que ficou desesperada na hora, pois não esperava que ele morresse.

Jovem é suspeita de matar namorado com agulha de narguilé durante discussão por pastel de feira, em Aparecida de Goiânia — Foto: Arquivo pessoal

Jovem é suspeita de matar namorado com agulha de narguilé durante discussão por pastel de feira, em Aparecida de Goiânia — Foto: Arquivo pessoal

Em novembro do ano passado, Nicole Maria, que tinha 19 anos, foi indiciada pela Polícia Civil por homicídio doloso privilegiado. Na época, o delegado explicou que não foi pedida a prisão dela por entender que não haviam os requisitos determinados pela lei.

“Eles já tinham se agredido mutuamente, por imaturidade no namoro. E com o desgaste extremo, no momento da briga, ela acabou o matando, mas não identificamos lesões nela no dia do crime que justificassem a legítima defesa”, disse o delegado.

A jovem já estava respondendo em liberdade, pois se apresentou após o crime e estava colaborando com as investigações. A polícia descartou a presença de outra pessoa dentro da casa e a participação mais alguém no crime.

Relação 'tumultuada'

À época, o delegado afirmou ainda que o casal tinha uma relação "tumultuada", permeada por brigas e discussões, e que tal fato se comprova pelo motivo da discussão que acabou ocasionando a morte.

"O casal vivia uma relação tumultuada. Eram muito impetuosos. Tinha histórico de briga constante. Essa situação começou por um motivo banal, uma questão de divergência de alimentação em um passeio que eles fizeram na feira e resultou nesse trágico final"