sábado
Sem provas, Bolsonaro afirma que pandemia "está acabando" e acusa Doria de autoritarismo
sexta-feira
Economias europeias crescem no 3º trimestre e recuperam parte das perdas da pandemia
quarta-feira
SUS: Bolsonaro revoga decreto sobre privatização de unidades básicas de saúde
segunda-feira
Vacina espanhola contra Covid-19 recebe autorização para testes internacionais
quinta-feira
Crise no Ibama: entenda o que se sabe e o que ainda é preciso esclarecer na decisão que travou combate ao fogo
A falta de dinheiro em caixa é o motivo alegado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a suspensão das atividades dos brigadistas que atuam no combate a incêndios florestais no país.
Abaixo, veja um resumo e depois o detalhamento sobre o que se sabe e o que o governo ainda não esclareceu sobre o imbróglio que ocorre em meio ao aumento das queimadas no Pantanal e na Amazônia.
Resumo até aqui
- PRIMEIRA SUSPENSÃO: Em agosto, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) já tinha anunciado a suspensão de operações contra queimada e desmatamento por falta de dinheiro. Recuou depois da repercussão negativa e de liberação de recursos.
- BRIGADISTAS FORA DE COMBATE: A nova decisão, desta vez anunciada pelo Ibama, teve foco na paralisação das atividades de brigadistas do PrevFogo, em vigor desde esta quinta-feira (22).
- MOTIVO DA DECISÃO: O motivo da suspensão é a falta de recursos. O presidente do Ibama, Eduardo Bim, diz que o órgão tem R$ 19 milhões em contratos pendentes.
- ORÇAMENTO X CAIXA: A polêmica está no conflito entre orçamento previsto e o dinheiro em caixa. Órgão diz que não recebeu repasses. Em agosto, MMA disse que teve R$ 180 milhões bloqueados pelo Ministério da Economia.
- REAÇÃO NO GOVERNO: Após a nova suspensão, a reação no governo foi distinta: o vice-presidente Hamilton Mourão diz que governo vai desbloquear recursos, mas o Ministério da Economia disse que não existe bloqueio de dotações orçamentárias.
- SOCIEDADE CIVIL REAGE: Entidades apontam que a suspensão de atividades é "mais uma prova da política antiambiental" adotada pelo governo Bolsonaro.
terça-feira
Candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela testa positivo para Covid-19
Candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) anunciou nesta terça-feira (20) que testou positivo para Covid-19. Ele, que tem 71 anos, informou que está com sintomas leves e ficará em casa pelos próximos dias.
Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de dez dias. Elas tinham 82 e 76 anos e moravam em Jataí.
Na segunda-feira (19), ele tinha publicado em uma rede social que estava com uma “sinusite rotineira”, mas que faria o teste após recomendação médica. O candidato apresenta rouquidão e coriza.
Segundo a assessoria de imprensa de Maguito, ele conta com acompanhamento médico e cancelou a participação em agendas presenciais pelos próximos dias. A coordenação de campanha deve ser reunir ao longo do dia para discutir como será a continuidade dos trabalhos da campanha.
segunda-feira
Detran-GO promove leilão de 3 mil veículos recuperáveis e sucatas em Goiânia
Pelo menos 3 mil carros e motos devem ser leiloados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) nos dias 4 e 5 de novembro, em Goiânia. Automóveis recuperáveis e sucatas recolhidos no pátio há mais de 60 dias estão entre os veículos que serão colocados à venda.
Os interessados em comprar os veículos podem conferi-los pessoalmente de 19 a 23 e de 26 a 30 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no pátio da empresa MC leilão, responsável pelo evento e onde ele será realizado, na Avenida Perimetral com a GO-080, no Setor Goiânia 2.
Imagens dos carros e motos também serão disponibilizadas no site da empresa e do Detran-GO. Segundo o departamento, o leilão tem como objetivo reduzir a quantidade de automóveis no pátio, além de recuperar receita.
Conforme o Detran, o proprietário do veículo ainda será notificado antes da realização do leilão como forma de oportunidade para reaver o automóvel, desde que arque com a consequência que gerou a retenção do veículo. A venda acontece após todas as tentativas previstas em legislação terem sido esgotadas.
Sites falsos
O Detran-GO alerta os interessados para ficarem atentos aos sites falsos de leilões, uma vez que os certames da autarquia são divulgados no Diário Oficial do Estado, no site do Detran e da leiloeira contratada.
sábado
Candidata a vereadora em Morrinhos tem candidatura barrada por morar na Espanha
A candidata Cristiane Valéria Souza da Silva, que disputava uma vaga de vereadora em Morrinhos , teve a candidatura indeferida, ou seja, não pode mais concorrer ao cargo, porque o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) descobriu que ela mora na Espanha.
A TV Anhanguera tentou contato com Cristiane Valéria, nesta terça-feira (20), para se posicionar sobre a sentença, mas as ligações não foram atendidas.
A sentença do tribunal diz que há indícios de candidatura fraudulenta. "Não remanescem dúvidas quanto ao fato de que a candidata reside em outro país. Não se trata de pessoa que passa um tempo no exterior e retorna ao seu país de origem", assinalou o juiz eleitoral Diego Custódio Borges.
A Justiça Eleitoral conseguiu confirmar a residência da mulher por meio de contato telefônico com o filho da candidata. "Em verificação de endereço in loco e por meio de contato telefônico travado com o filho de Cristiane Valéria, o oficial de Justiça constatou que a candidata mora na Espanha", concluiu a decisão.
O partido Patriota, pelo qual a candidata concorria ao cargo, juntou documentos no processo alegando que ela não mora no país europeu, mas que "estaria passando uma temporada por lá".
Campanha nas ruas
Além disso, o partido sustentou no processo que a candidata tem levado a campanha nas redes sociais e que sua família tem distribuído materiais gráficos e pedido votos.
Mas o juiz eleitoral fez uma análise nas redes sociais da candidata que mostrou, inclusive, que as mídias de campanha utilizam imagens e vídeos produzidos no exterior.
"Nas quais é possível, por aproximação de tela, identificar que a linguagem das placas é o espanhol, não o português que se fala em Morrinhos e é a linguagem oficial do Brasil", afirmou o magistrado.
quinta-feira
Prefeitura faz testagem em massa em bairros de Goiânia com alto nível de contaminação de coronavírus
Os testes serão feitos até sexta-feira (17) na Escola Osterno Potenciano e Silva, no Setor Castelo Branco, das 8h às 17h, tanto para pedestres quanto no sistema drive-thru, em que não é necessário sair do veículo para passar pelo exame.
Os moradores devem agendar o procedimento no site da Secretaria Municipal da Saúde até sexta-feira. Para fazer o procedimento, é necessário colocar o CPF e o nome do bairro em que mora. É preciso apresentar comprovante de endereço no momento da testagem.
Pessoas acima de 12 anos que estiverem assintomáticas podem fazer o exame, que terá um resultado apresentado em até de 20 minutos. Em caso de sintomas de coronavírus, a orientação da SMS é que o paciente procure uma unidade de saúde.
Casos de coronavírus
Desde o início da testagem ampliada, em 5 de agosto, os dados da prefeitura apontam que 89.593 testes de antígenos foram realizados até a última quinta-feira (8). Desses, 10.957 testaram positivo para Covid-19, representando assim, 12%.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SMS na última terça-feira (13), das 4.254 pessoas que tiveram de ser internadas por causa da Covid-19, 1.874 necessitaram da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total de casos, 53% foram registrados em hospitais públicos.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) também desta terça-feira mostram que 230.432 pessoas foram infectadas pelo novo vírus, que provocou a morte de 5.211 goianos.
Confira os bairros com mais casos de Covid-19:
- Setor Bueno - 2.478 casos
- Jardim América - 1.681 casos
- Jardim Novo Mundo - 1.364 casos
- Setor Oeste - 1.269 casos
- Setor Central - 1.199
Vacinação contra sarampo e gripe
A SMS informa ainda que os moradores que testarem negativo para coronavírus e tiverem entre 20 e 49 anos poderão se vacinar contra gripe e sarampo.
Para gripe, será liberada a vacina para as pessoas de todas as idades que ainda não foram imunizadas este ano.
quarta-feira
Cantor sertanejo morre após amigo atirar acidentalmente no olho dele, diz família
O cantor sertanejo e sanfoneiro Diego Souza Sá, de 29 anos, morreu ao ser baleado, na tarde desta terça-feira (13), dentro de um lava a jato do setor Vila Nova, em Goiânia. Segundo a família, um amigo atirou, acidentalmente, no olho da vítima.
Os parentes relatam que o músico acompanhava um primo, que tinha ido buscar o carro no estabelecimento. De acordo com a apuração inicial da Polícia Civil, dentro do local, o dono do lava a jato, que é amigo dos dois, foi mostrar um revólver calibre 38 que havia comprado.
O boletim de ocorrência relata que "no manuseio da arma, o autor a disparou de algum modo, ferindo a vítima na cabeça. Em seguida ao ocorrido, o autor ficou aflito e saiu do local para pedir socorro médico e não retornou mais ao local, inclusive levando o revólver consigo".
O G1 não conseguiu contato com o dono do lava a jato até a publicação desta reportagem.
Conforme a Polícia Civil, ele pode responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, quando se apresentar à delegacia.
Segundo o padrinho da vítima, Cairo Mayron Ramos, até as 20h desta terça-feira, o corpo do cantor seguia no Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia para o exame cadavérico.
domingo
Turistas lotam cidades turísticas de Goiás no feriado e enfrentam congestionamento na volta para casa
Rodovias ficam movimentadas na volta para casa do feriado, em Goiás
Turistas lotaram as principais cidades turísticas durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, em Goiás. Em Pirenópolis, 100% das vagas de hospedagem foram ocupadas e as ruas da cidade ficaram cheias de gente. Já em Caldas Novas, clubes precisaram ser autuados por estarem com a capacidade de público acima do limite. Na volta para casa, nesta segunda-feira (12), congestionamentos foram registrados nas rodovias de acesso à capital.
Na noite desta segunda-feira, a equipe da TV Anhanguera registrou um movimento intenso de carros na BR-153, entre Goiânia e Aparecida de Goiânia, com alguns pontos de lentidão.
Mais cedo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) gravou vídeos em outro ponto da BR-060, entre Anápolis e Goiânia, onde registrou uma colisão leve, que gerou congestionamento. Uma ambulância da concessionária que administra a rodovia foi chamada, mas não havia nenhum ferido.
Colisão deixa BR-060 congestionada entre Anápolis e Goiânia, na volta do feriado — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Já na BR-414, entre Pirenópolis e Anápolis, outro vídeo feito pela PRF mostra uma fila grande de carros seguindo rumo a Goiânia.
Uma força-tarefa foi montada em dez cidades goianas para evitar as aglomerações vistas no feriado de 7 de setembro, com barreiras sanitárias, mesmo assim, em várias delas houve desrespeito às medidas de prevenção ao coronavírus.
Segundo o tenente Eldisley Diniz, da Polícia Militar, foram enviados reforços a todas as cidades turísticas.
Pirenópolis
Pirenópolis registra lotação máxima durante feriado prolongado
Com 100% de ocupação de hotéis e pousadas em Pirenópolis, o desafio da fiscalização foi evitar aglomerações, com tanta gente na cidade. Dos 10 mil leitos disponíveis na cidade, todos foram reservados, segundo a prefeitura. Durante os dias não houveram aglomerações no Centro Histórico, mas durante às noites a Rua do Lazer ficou lotada. A estimativa do município é que cerca de 15 mil pessoas tenham passado pela cidade no feriado.
Barreiras sanitárias foram montadas para impedir a entrada de turistas que não fizeram a reserva em hotéis e pousadas. Mesmo assim, a fiscalização não conseguiu impedir aglomerações em alguns pontos, pois o movimento na cidade foi bem intenso durante todo fim de semana.
Pirenópolis registra aglomeração durante feriado, em Goiás — Foto: Reprodução/TV AnhanguerA secretária municipal de Saúde da cidade, Luciana Rodrigues, disse que a movimentação na cidade já era esperada.
“A cidade, sim, estava com lotação de pessoas, mas dentro do que estávamos esperando. Teve um aumento da porcentagem de capacidade dos estabelecimentos”, explicou.
Caldas Novas
Com movimento intenso de turistas, fiscalização em Caldas Novas é reforçada
O movimento de turistas em Caldas Novas na cidade foi grande. A previsão da Secretaria Municipal de Turismo era que cerca de 50 mil pessoas passassem pela cidade até o final do feriado. A fiscalização também foi reforçada, mas mesmo assim, teve registro de aglomeração.
“Caldas novas já está com 90% dos 70% permitido pelo protocolo de retomada, de todos os meios de hospedagem da cidade, então, isso representa cerca de 50 mil turistas, mais ou menos”, disse o secretário Ivan Garcia.
Portas de clubes de Caldas Novas ficaram lotadas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Mesmo com o trabalho da força-tarefa, aglomerações foram registradas em Caldas Novas. Nas filas para entrar nos clubes, muita gente ficou bem perto uma da outra, e pelo menos três clubes foram autuados. Equipes que atuam nas barreiras sanitárias na entrada da cidade, vão atuar na região até terça-feira (13).
Aruanã
Aruanã tem fiscalização durante feriado prolongado
Em Aruanã, os fiscais consideraram o feriado bem mais tranquilo que o de 7 de setembro. Segundo eles, haviam menos pessoas, e não foram registradas aglomerações, pois os acampamentos ficaram afastados entre si.