terça-feira

BOMBEIROS RESGATAM CORPO DE HOMEM DESAPARECIDO EM GAMELEIRA DE GOIÁS⠀

Bombeiros resgatam corpo de homem desaparecido em Gameleira de Goiás⠀

Prefeitura de Águas Lindas entregará termo de posse aos permissionários da Feira do Entorno


A Prefeitura de Águas Lindas, em breve, entregará os termos de posse, que tem por objetivo de organizar e dar segurança jurídica, aos permissionários das bancas da Feira do Entorno. A equipe técnica da Secretaria de Indústria e Comércio, Desenvolvimento Econômico, Cooperativismo e Agricultura trabalha em parceria com a Associação de Feirantes, representada pela síndica Kátia, promovendo desde o dia 1° a 20 de julho a atualização cadastral de mais de 300 feirantes.
Segundo o secretário, Anderson Teodoro, os feirantes foram notificados a realizarem a atualização cadastral na secretaria, para posterior entrega dos termos de posse aos permissionários regularmente cadastrados, com isto a secretaria terá mais informações  sobre as atividades desenvolvidas no local, o que ajudará a desenvolver projetos de apoio e melhoria aos micro empreendedores.
“Desta forma, nós temos um raio x completo da Feira do Entorno, o que nos possibilita desenvolver um plano de trabalho estratégico que forneça mais apoio, tais como parceiras com o Sebrae, e oferecer linhas de crédito,  com o Goiás Fomento não só aos feirantes, mas aos comerciantes e micro empreendedores dessa região. Será algo inovador, pois temos ali comerciantes com mais de vinte anos de trabalho e que nunca contaram com esse tipo de apoio", disse o secretário.

Os técnicos da secretaria também realizam o levantamento da feira do Perola e de autônomos que trabalham na Avenida JK com o objetivo de traçar uma meta de trabalho incentivando a todos a saírem da informalidade e assim garantir mais qualidade e segurança no exercício de seus negócios.

Aleandra Sousa é recebida com carinho pelas crianças devido ao trabalho desenvolvido no social do Entorno

Por onde passa, a primeira-dama e pré-candidata a deputada estadual, Aleandra Sousa, tem recebido de várias pessoas carinho e atenção devido aos serviços prestados à comunidade, mas é de se observar que as crianças dos vários municípios do estado de Goiás estão manifestando um carinho imenso por Aleandra, pessoa humilde, carismática, atenciosa e comunicativa, que tem levado as cidades sua proposta de trabalho e ideias que irão revolucionar e ampliar o social do estado.
Aleandra tem feito uma peregrinação diária pelo Entorno do Distrito Federal e por outros municípios, onde tem apresentado a sua pré-candidatura a deputado estadual.
Em Águas Lindas de Goiás, Aleandra Sousa têm sido um referencial e exemplo de trabalho e dedicação ao que faz e tem ampliado o grupo de apoio a sua pré-candidatura. Nos demais municípios forças políticas e comunitárias, tem se unido em apoio a candidatura de Aleandra e sua possível vitória em outubro deste ano.

O carinho que Aleandra vem recebendo é devido ao seu trabalho á frente da Secretaria de Assistência Social do Município de Águas Lindas de Goiás e pela sua participação como presidente do COEGEMAS, no estado de Goiás.

sexta-feira

PRF APREENDE 800 KG DE MACONHA EM CAMINHONETE ROUBADA NO ESTADO DE GOIÁS

PRF apreende 800 kg de maconha em caminhonete roubada no Estado de Goiás

Prefeitura de Águas Lindas fortalece parcerias com objetivo de impulsionar economia local

A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Cooperativismo e Agricultura, estabeleceu uma serie de parcerias para fomentar o comércio e a produção do município com intuito de gerar emprego e renda para a comunidade.
O titular da pasta, o vereador licenciado Anderson Teodoro, destacou o trabalho desenvolvido pelo prefeito Hildo do Candango no sentido de estabelecer as parcerias necessárias para o cumprimento desta meta.
“Hoje a secretaria tem em sua estrutura uma séria de serviços que estão disponíveis para os empreendedores do município. Temos o Sebrae que presta um importante serviço de consultoria, o sistema de inspeção municipal (SIM), o Banco do Povo que realiza empréstimos até o limite de 15 mil reais, a EMATER que presta um excelente serviço de apoio aos produtores rurais. Estes serviços todos num só lugar facilitam o acesso dos que necessitam deste tipo de atendimento. Temos trabalhado em parceria com vários segmentos resultando no fomento de nossa cadeia produtiva, o que tem atraído novos investidores para o município”, falou o secretário.
O último serviço conveniado que está à disposição dos empreendedores do município foi o firmamento do Convênio com a Agência de Fomento de Goiás S/A. Agora a cidade de Águas Lindas conta com a Goiás Fomento que possui linhas de crédito para micro e pequenas empresas, profissionais liberais e pequenos produtores rurais, com taxas bastante atraentes que possibilitam o fortalecimento dos empreendimentos.

A Secretaria de Indústria e Comércio está localizada às margens da BR 070 no setor Vivendas Paraiso nas proximidades do Posto Ponteio e funciona de segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 com atendimento personalizado.

segunda-feira

Dr. Lucas Antonietti - Humanização hospitalar e sua importância.


A humanização hospitalar tem sido um tópico de grande foco da mídia nos últimos anos. Dentre os diversos motivos para esse assunto estar em evidência, podemos citar:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOBYbuHcPi8_kLOmAbtlJmltb9jepV-QttyKzI7uRuI7qIZjp3L-MSNbZJBFmRpCQXKvQ4VKlpn5bph_VOLRfvUf-x8XrpdsU7ZUUf9WF_8UqC0MavOcRNUB2gCcnVNJk7DRx6jENNtLul/s640/28058583_927717760734809_6106627079445002712_n.jpg




Por Dr. Lucas Antonietti

Olá pessoal.

Hoje iremos falar sobre a Humanização hospitalar e sua importância. 

Prepare-se e boa leitura...


  • A evolução das práticas de saúde não acompanhadas por algumas instituições;
  • O modo desagradável com que o paciente é tratado ao longo de sua jornada;
  • O treinamento ruim da equipe que proverá atendimento.

A humanização hospitalar surge, então, como uma alternativa para a solução desses e outros problemas. Primeiramente definiremos o que é humanização e em seguida, falaremos da sua aplicação no ambiente hospitalar.

O que é humanização?

A definição geral do termo humanização significa tornar mais humano, socializar, respeitar, reverenciar com educação. Esse conceito remete às boas práticas que devem ser realizadas, considerando o ponto de vista do paciente.

Com elas, será possível atingir um alto nível de satisfação no atendimento e, consequentemente, melhorar a experiência do usuário.

Na área da saúde, humanização é a aplicação do que façamos acima no relacionamento entre médico e paciente.

Através da humanização o paciente é tratado como pessoa, e não apenas como uma fonte de lucro e o profissional passa a ponderar mais os interesses do enfermo.

O profissional de saúde precisa considerar as condições psicológicas do paciente, principalmente quando este se encontra em uma situação grave.

Por que a Humanização Hospitalar é importante?

Algumas instituições de saúde focam muito no retorno financeiro e deixam de lado o conforto do paciente. Infelizmente, esse é um erro mais comum do que se imagina!

Entretanto, o paciente é protagonista das instituições, e apesar da busca pelo lucro, o foco deve estar em realizar um bom atendimento e resolver seus problemas. É importante lembrar que sem pacientes as instituições de saúde não são nada e para que eles retornem, obviamente precisa-se trabalhar em promover um bom tratamento.

Como funciona a humanização hospitalar?

A humanização hospitalar é um processo vivencial contínuo, baseado em 3 pilares básicos:


  • Pessoal;
  • Interpessoal;
  • Institucional.


A prioridade da humanização no ambiente hospitalar é valorizar a dignidade do profissional de saúde e do paciente. Os princípios humanitários englobam:


  • Paciente;
  • Ambiente físico;
  • Comunicação com o paciente;
  • Familiares do paciente;
  • A relação entre o paciente e a equipe de saúde.

O Paciente

Todos os princípios da humanização hospitalar devem se concentrar, em primeiro lugar, no paciente. Todo tratamento precisa ser centrado em suas necessidades, de modo que seu ponto de vista seja considerado ao longo de toda a jornada do paciente.

Isso se deve ao fato de que ele é o grande afetado pela condição atual. Por isso, o profissional precisa tomar muito cuidado para não agravar a saúde mental do paciente. É necessário tratar seu paciente da maneira adequada para promover melhoria nos resultados.

Ambiente físico

O ambiente físico está altamente relacionado à satisfação do paciente, essa característica é uma das premissas do marketing de serviços. Coloque-se na situação do paciente, caso houvesse opção, você iria a sua clínica?

O paciente passa grande parte do tempo aguardando atendimento, se o ambiente não for agradável a experiência será ruim! Do contrário, isso será uma das boas recordações para o paciente depois de visitar a instituição.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4_ZArB1k012ZCG5AaHmEIN7GAG8wG0BkO937j9VBlYtOrtlsuz1uQaSR_Ec4z0CUkxNLuUHQJFcrswf8Ig32UwjxFo5bzte8W4KRUgmlL0a4LuXeqblNZDj3b_YW0-W7BzJX_SmFEaQYj/s640/06.jpg


Comunicação com o paciente

A comunicação com o paciente deve ser eficiente e a troca de informações precisa acontecer em momentos-chave, sem atrasos ou problemas.

Para que isso aconteça corretamente, a instituição precisará procurar meios que assegurem a eficácia da comunicação.

Atualmente, graças à tecnologia, a saúde já pode contar com várias soluções para melhorar sua comunicação com o paciente. Desta forma, o médico e a instituição poderão estreitar suas relações, sem atrapalhar a rotina do paciente.

Por meio de mensagens de texto de fácil envio, o profissional consegue acompanhar e enviar campanhas periódicas para todos os pacientes de sua base sem restrições. Tudo isso pode ser feito a qualquer hora e lugar, em apenas 5 minutos.

Além do que citamos acima, existem outros dois fatores importantes para garantir que a jornada do paciente seja mais humanizada.

Familiares do paciente

Um dos fatores que influenciam na recuperação do paciente é a companhia de seus familiares e entes queridos. Quando não estamos bem, é bom ter por perto alguém em quem confiamos.

Por mais que seja um fator dependente das regras do hospital, às vezes, é possível permitir que família acompanhe o paciente ou que ele tenha um acompanhamento psicológico durante o tratamento.

É importante manter os acompanhantes sempre informados a respeito da saúde do enfermo. Tratá-los bem é um pré-requisito para que a instituição consiga indicações futuras e, consequentemente, novos clientes.

Por isso, é importante ter um bom processo de humanização hospitalar, não somente focado no paciente, mas também em todos os envolvidos no tratamento.

A relação entre o paciente e a equipe de saúde

Entende-se por equipe de saúde, todos os envolvidos com o atendimento, ou seja:


  • Médicos;
  • Enfermeiros;
  • Recepcionistas;
  • Secretárias.

Entre outros profissionais que tiverem alguma influência no tratamento do paciente.

A maneira pela qual essa equipe é tratada por seus superiores, será similar à forma como eles tratarão os pacientes da instituição, por isso, é tão importante cuidar da gestão de pessoas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjnyXT9o-_tUTuMgrXroFNsIkEQTmGk-axKyjpe5WpfEY5mPVYiWiKGZCOdcsLn9zzJOgKBAyHDrn4i6CBtTsLKm_jTHwSVCwClOYcQVCV7SMsJS75paPtWOMAMdNB93NNAG4Q4TXw9rnq/s640/san+ta+mo.png


Conclusão

A humanização do atendimento é um processo vivencial, necessário não só nas instituições privadas como também na saúde pública.

Como falamos no início do texto, algumas instituições têm se esquecido disso, deixando de considerar o impacto que isso causa na satisfação e recuperação do paciente.

Pela natureza de um serviço médico, esse conceito já deveria estar bem estabelecido. Entretanto, como a humanização do atendimento está em falta em nosso mercado de saúde, fica claro a relevância de discuti-la.

Como o paciente tem sido tratado na sua instituição? Você tem tido algum problema nos últimos tempos?

Prefeitura realiza entrega de certificação das oficinas de capacitação das unidades CRAS


Aconteceu na manhã da última quarta-feira (11) no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), a solenidade de entrega dos certificados para cerca de 300 participantes das oficinas de capacitação ofertadas pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania, Mulher e Trabalho nas unidades do Centro de Referencias de Assistência Social (CRAS) do Jardim Barragem, Santa Lúcia e CEU. As oficinas são de manicure e pedicure, cabelereiro e artesanato.
A titular da pasta, Maria Fábia, informou que estas oficinas fazem parte do processo de atendimento dos usuários do Sistema Municipal de Assistência Social, que promovem a integração por meio das rodas de conversa organizadas pelas equipes multidisciplinares que compõe os CRAS, onde são assistidas por psicólogos que busquem identificar e auxiliar no processo de rompimento da vulnerabilidade social. “A capacitação através das oficinas de manicure e pedicure, cabeleireiro e artesanato também propicia a capacidade de gerar renda para a família atendida, são muito os casos de beneficiários que conseguiram voltar ao mercado de trabalho graças às capacitações realizadas em nossas unidades”, disse Maria Fábia.

As unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Santa Lúcia, CEU e Jardim Barragem já iniciaram as inscrições para a formação de novos grupos para o segundo semestre. Qualquer cidadão pode buscar os diversos tipos de atendimentos ofertados na área de assistência social demonstrando a força da rede protetiva do município de Águas Lindas.

domingo

AGENTES IMPEDEM ENTRADA DE DROGAS E CELULARES EM QUATRO UNIDADES PRISIONAIS DO ESTADO DE GOIÁS

Agentes de segurança prisional impediram a entrada de drogas, celulares e itens eletrônicos em quatro unidades prisionais, nesta semana, em Goiás. Na Unidade Prisional Estadual de Formosa, na quarta-feira, duas mulheres foram detidas ao tentarem entrar no presídio com celulares e carregadores escondidos nas partes íntimas.Edina da Silva, de 29 anos, confessou que iria entregar os aparelhos, entre eles um Iphone, para o detento Marcelo José dos Santos. Inicialmente, ela alegou que o preso era o seu marido, mas logo em seguida, confessou que foi abordada por um desconhecido em Senador Canedo e que receberia R$ 1 mil pelo serviço. A outra mulher detida foi Fabrícia Gomes, de 25 anos.
 Em Acréuna, na região sudoeste, na quarta-feira, dia 27, um homem em uma bicicleta arremessou, por cima do muro da unidade prisional, uma embalagem. Os agentes rapidamente averigaram que nela havia 36 porções de maconha e encaminharam os itens para a delegacia local.
Já em Bela Vista, também na quarta-feira, agentes de segurança impediram a entrada de 11 celulares, seis ceguetas, um litro de pinga, dois litros de energético, duas facas grandes, nove fones de ouvido, 47 papelotes para enrolar cigarro, um chip, uma balança de precisão, cinco chaves para manutenção de celular, uma talhadeira, 10 baterias de celular, oito carregadores de celular, 11 cabos USB, 30 tabletes de maconha, 33 gramas de cocaína, e 109 gramas de crack. Os produtos estavam dentro de uma mochila, após um homem ser visto pulando dentro da unidade. Ele conseguiu fugir e os itens foram retirados posteriormente.
 Por fim, no Centro de Inserção Social Luiz Ilc, em Anápolis, na manhã de quinta-feira, a equipe local apreendeu três quilos de maconha, 500 gramas de pasta base, 100 gramas de cocaína, quatro celulares, 50 chips, 10 carregadores além de anabolizantes e seringas. Os produtos foram arremessados por cima do muro da unidade prisional.

 Dr. Lucas Antonietti - Gravidez na adolescência
A gravidez na adolescência é a que ocorre entre os 10 a 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo ainda considerada uma gestação de alto risco.
Por. Dr. Lucas Antonietti
Na última segunda estive (25) estive na Escola Universidade Infantil no Setor com uma aula do Momento Saúde onde ministrei o tema Gravidez na adolescência. Um tema de suma importância que não poderia deixar de compartilhar com você também.
Então prepare-se e boa leitura.
A gravidez na adolescência é a que ocorre entre os 10 a 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo ainda considerada uma gestação de alto risco.
Isso é decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém nascido, além de acarretar problemas sociais e biológicos.
O Brasil apresenta elevados índices de adolescentes grávidas. Porém, o Ministério da Saúde indica que houve uma redução de 17% no número de mães entre 10 a 19 anos, no período de 2004 a 2015.
Gravidez precoce
A adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais, caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades face à procura de independência pela vida.
A gravidez na adolescência é muitas vezes encarada de forma negativa do ponto de vista emocional e financeiro das adolescentes e suas famílias, alterando drasticamente suas rotinas.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano ao redor do mundo, das quais 2 milhões são menores de 15 anos.
A Unicef indica que o Brasil tem 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, sendo que cerca de 300 mil crianças nascem de mães nessa faixa etária.
Um relatório divulgado em 2010 por um órgão ligado à ONU indica que 12% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo menos um filho.

Leia também