Páginas

quarta-feira

grandes lideranças apoiam Evandro do rainha da paz

Na tarde desta terça-feira (27), participei de uma reunião entre amigos no Jardim da Barragem V. É sempre muito gratificante ser bem recebido em todos os bairros que ando em nossa cidade.

Escassez de água no DF


Celina Leão diz que GDF deveria ter alertado a população sobre baixa de reservatórios

Apesar do início das chuvas no Distrito Federal, a população continua a sofrer com o racionamento de água em diversas regiões. Este foi o tema do discurso da deputada Celina Leão, no Comunicado de Líderes, no Plenário da CLDF, nesta terça-feira (27).

A parlamentar lembrou que o DF se prepara para sediar o 8º Fórum Mundial da Água, em 2018. “O evento que discutirá sobre o bem mais precioso do mundo para a vida: a água”, ressaltou, lembrando que, em 2015, participou do fórum, na Coreia, onde Brasília foi a capital escolhida para acontecer o fórum mundial. “Merecemos aplausos por essa conquista e reconhecimento. Mas hoje faço uma reflexão: como poderemos ser referência para o mundo e nortear iniciativas se agora estamos passando por um racionamento de água, momento crítico para a nossa cidade, por falta deste bem da natureza em pelo menos seis regiões Administrativas?”, criticou. 

Celina disse que sua preocupação com o meio ambiente é antiga e a cada ano tem renovado seus temores. “Tenho pedido ao governo do DF providências para que o problema não se agrave. O que vemos hoje é uma total falta de comunicação por parte da Caesb à população que só foi comunicada, nos últimos dias, sobre o risco de falta da água e início do racionamento em muitas regiões. Já existia o monitoramento da baixa do nível dos reservatórios e isso não foi comunicado à população, no tempo correto, para que fosse feito um planejamento de forma que a comunidade não sofresse com a falta de água”, denunciou Celina.

Para a deputada, a participação da sociedade é de fundamental importância nesse momento crítico de abastecimento. “A sociedade já deveria estar participando. Cadê a formação do Conselho dos Consumidores, previsto no Contrato de Concessão? E já se passaram dez anos e nada da formação desse conselho”, cobrou.

Celina falou de outros problemas que o governo do DF deveria ficar atento e agir logo. Mas ao falar do Descoberto, resolveu abrir um parêntesis. “Em fevereiro deste ano, pela Indicação 6.655/2016, de minha autoria, sugeri ao GDF que, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), fosse criado o Parque de Uso Múltiplo da Barragem do Descoberto, em área localizada às margens do BR-080, na altura do km 16, localizada na Região Administrativa de Brazlândia. Fiz isso não só por ser uma reivindicação de moradores da região, mas em nome da preservação dos recursos naturais de uma área de valor ambiental considerável. Defendo que a criação do referido Parque possibilitará a manutenção da qualidade do ar, do solo e dos recursos hídricos e atividades do turismo ecológico.

A deputada destacou o momento delicado que estamos vivendo no Distrito Federal, pelo fato de estarmos enfrentando uma crise hídrica que tomou proporções ameaçadoras, nos últimos meses. “Neste cenário atual, de crise hídrica, está mais do que evidente, que não se faz gestão pública eficiente quando há barreiras que separam a administração pública da sociedade, quando ela não é chamada para participar da concepção, da decisão e da implementação das políticas. Precisamos de soluções. O governo deve implementar ações que possam tratar a situação com equilíbrio para que esse racionamento não se repita nos próximos anos”, reivindicou.

Ao final, Celina relembrou uma frase que esclarece muito bem a situação que vivemos hoje. "Se algo não foi feito é porque alguém deixou de fazer". Então, a hora é essa. Não se pode deixar de tratar as prioridades do DF.

sábado

Imprensa divulga nota e repudia oportunismo de políticos aguaslindenses

Nós dos jornais Águas Lindas News, Jornal Vanguarda, Jornal O Descoberto, Jornal Águas Lindas, Acontece Hoje, Blog A Verdade, Blog do Catireiro, Revista Únika, Blog Estação News, Destak da Imprensa,Rádio Vida, Rádio Vizinhança entre outros, representando a imprensa local repudiamos a forma como os últimos acontecimentos tem sido utilizados de forma descabida em nossa cidade.
Não admitimos que diante de um momento de dor e angustia vivenciado pela família do Baiano do Camping Club, desaparecido nos últimos dias, oportunistas políticos se aproveitem para tentar comprometer a imagem do prefeito Hildo do Candango. Não só nós como todos na cidade conhecem a integridade de Hildo, conhecem sua conduta, um homem trabalhador, generoso, honrado. Um pai de família que venceu na vida com honestidade e conquistou o carinho de todos por sempre se preocupar com o próximo e ajudar no que estivesse ao seu alcance.
Não podemos permitir que estes segmentos políticos se aproveitem de uma situação delicada como esta para comprometer a imagem de pessoas inocentes visando ganhar vantagem em uma disputa eleitoral. Não podemos permitir que o momento que a família da vítima está passando seja desrespeitado por ganância e interesses pessoais.
Nós nos comprometemos com a verdade e com a justiça por isso acreditamos em Hildo do Candango e nos solidarizamos com ele.

Terracap avança na regularização do Núcleo Rural Casa Grande


Terracap avança na regularização do Núcleo Rural Casa Grande

Área ocupada por produtores rurais é objeto de uma ação de reintegração de posse. Acordo vai permitir a permanência dos produtores
locais na região, por meio da venda direta dos imóveis

Após 33 anos, os produtores rurais que ocupam uma área de 360 hectares, no Núcleo Rural Casa Branca, na Fazenda Ponte Alta, de propriedade da Terracap, finalmente, terão a chance de celebrar um acordo de transação judicial para continuar desempenhando as suas atividades na região. O objetivo é substituir a execução do mandado de reintegração de posse pelo pagamento do valor a ser apurado por meio de uma avaliação, que seguirá a mesma metodologia exigida para a venda direta de imóveis rurais. 

Entre os dias 21 e 24 de setembro, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) estará no Núcleo Rural Casa Grande, com o objetivo de receber dos produtores a documentação exigida para a celebração do termo do acordo de transação. A empresa ficará na sede da Associação dos Proprietários e Produtores do Núcleo Rural Casa Grande (APNR). De 21 a 23, das 14h às 18h. No sábado, 24, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O Núcleo Rural Casa Grande está situado em zona rural de uso controlado. Por essa razão, além de preencher os requisitos necessários para a regularização, o ocupante deve exercer atividade agropecuária. A Secretaria de Agricultura será o órgão que vai certificar se há atividade rural na chácara.
Mas para que a regularização fundiária seja cumprida, ainda é preciso realizar o acertamento fundiário, registrar cada um dos imóveis e obter as licenças ambientais. A previsão para que cada unidade imobiliária seja devidamente registrada é de 24 meses, prorrogável por igual período.

O acordo permitirá o início do processo de regularização da área, que abriga 175 chacareiros. A regularização será uma grande conquista da comunidade do Núcleo Rural, trazendo segurança jurídica e conforto aos moradores. Além disso, possibilitará que a vocação rural da área seja mantida, garantindo que os produtores da região continuem desempenhando as suas atividades agrícolas.

Serviço:
O que: Coleta de documentação para o acordo de transação judicial.
Onde: sede da Associação dos Proprietários e Produtores do Núcleo Rural Casa Grande (Chácara 1 M.A. 38).
Quando: 21 a 23 de setembro, das 14h às 18h. 24 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Documentação exigida pela Terracap:
- Formulário de Requerimento de Transação preenchido e assinado (fornecido pela Terracap);

- Se pessoa física, cópia do CPF, do documento de identidade com foto e nacionalidade e do documento que comprove o estado civil, exceto se solteiro;

-  Se pessoa jurídica, cópia do Instrumento Constitutivo e alterações posteriores, cópia do CNPJ e da inscrição estadual, cópia do CPF e documento de identidade com foto e nacionalidade do representante legal;

- Procuração pública e documento de identidade com foto do procurador, quando for o caso;

- Documentação comprobatória da condição de ocupante do imóvel, por si ou por sucessão, desde 27 de agosto de 2004;

- Certidão negativa de débito do ocupante/requerente e do cônjuge, quando for o caso, ou da pessoa jurídica, perante a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal.
                                                                      
William Martins
Assessoria de Comunicação - ASCOM/PRESI
TERRACAP – Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal
Tel.: (61) 3342-2328/98123-2652
LOGO TERRACAP horiz
cid:image002.png@01D1E26C.40AE11B0

sexta-feira

MINHA HISTÓRIA EM ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS



Nasci em uma cidade do estado da Paraíba chamada Conceição de Piancó em 1970, ano em que o Brasil foi tri-campeão mundial de futebol, de família humilde, cheguei em Águas Lindas no dia 12 de outubro de 1996. Casado há 20 anos, como fruto deste relacionamento com minha amada esposa Silvanir Deus nos deu 3 lindos filhos, 2 deles nascidos no Hospital Municipal Bom Jesus e registrados aqui mesmo na cidade.
Quando chegamos alugamos uma residência e uma loja de 60m2 onde colocamos nossa mercearia Rainha da Paz ali mesmo no
Jardim Barragem 2, próximo ao atual Supermercado Rainha da Paz.
Com o conselho de vários amigos e clientes entrei na vida pública em 2004 quando fui eleito para o primeiro mandato como Vereador, neste mandato fui 2º Secretário da Mesa por 2 vezes sendo eleito no mesmo ano de minha primeira posse e reeleito no ano seguinte. Ainda no primeiro mandato, isto em 2007, fui eleito vice-presidente e reeleito no ano seguinte.
Fui reeleito para o segundo mandato em 2008 onde assumir como Corregedor da Câmara por 2 anos. Em 2012 fui às urnas novamente e cheguei ao o 3° mandato como Vereador, eleito em 2013 Presidente da casa e continuo como presidente da casa atualmente, colocando a mesma em ordem: Economizando dinheiro que foi responsável pela compra de ambulâncias, pela construção da escola Antônio Cícero no setor jardim odisseia, desde que fui eleito presidente, pago funcionários da casa em dias (inclusive 13 salário).
Hoje, graças a Deus estamos ampliando nossos empreendimentos na cidade gerando emprego e renda para o nosso povo, em 2013 inauguramos o Auto Posto Rainha da Paz, na entrada do Jardim Paraíso. Sou muito grato a Deus pois quando por aqui chegamos não havia muita coisa mas coragem e fé para ver esta cidade no que ela é hoje nunca nos faltou.
Minhas palavras aos amigos e clientes, como afirmou nosso saudoso Eduardo Campos é esta: NÃO VAMOS DESISTIR DO BRASIL!
Reafirmo: NÃO VAMOS DESISTIR DE ÁGUAS LINDAS!!!
EVANDRO DO RAINHA DA PAZ 40.333
O futuro já começou!

quarta-feira

Palestrante e médium espírita, Rosana Manso, lança livro nesta na semana.




O livro é o primeiro de doze volumes de uma obra que traz conceitos amplos de temas comuns à Doutrina Espírita como mediunidade, reencarnação, evangelho, tratamentos espirituais etc.
"Ampliando os horizontes do Espírito" é o título do primeiro livro que vai ser lançado nesta semana pela palestrante e médium espírita, Rosana Manso. O evento acontece na próxima quinta-feira, 15 de setembro, na sede do Grupo Espírita Regeneração, localizada no setor Pedro Ludovico.
De acordo com Rosana Manso o material é uma obra ditada pelos espíritos e  começou a ser escrito 2004.  O total das mensagens resultou na compilação de doze edições, sendo o exemplar a ser lançado nesta semana o primeiro; o restante será disponibilizado posteriormente.  
Os assuntos trazem a reunião de conceitos como mediunidade, reencarnação e outros temas que fazem uma interligação com abordagens Pietro Ubaldi, Jean Baptiste Roustaing, Allan Kardec, Emmanuel, André Luiz e outros!
O total da obra permitirá ao leitor observar certos aspectos da Evolução Espiritual Humana ampliando conceitos e entendimentos. 
--------------------------------
Serviço:
Lançamento da obra "Ampliando os horizontes do Espírito"
Data: 15 de setembro de 2016, quinta-feira
Hora: 19h30m
Local: sede do Grupo Espírita Regeneração -  Alameda Guimarães Natal, esquina com a Rua Senador Domingos Velasco, qd. 17, Setor Pedro Ludovico.
Informações:
Rosana Manso (62) 81413300 – rosanamgmanso@hotmail.com  

ENTRADA FRANCA
Rosana Manso é Coronel Dentista aposentada do Quadro de Saúde da Polícia Militar, mas ainda atua em consultório próprio como ortodontista. Tem 53 anos, casada e mãe. Está na Doutrina Espírita há 32 e atua no Grupo Espírita Regeneração- A Casa dos Benefícios, como palestrante, monitora de estudos doutrinários e mediúnicos e coordena os trabalhos de assistência em uma das Casas de Benefícios do Regeneração.

Celina Leão quer reclassificação de vias

Celina Leão quer reclassificação de vias
Deputada pede celeridade na votação de seu projeto de lei para evitar multas aos brasilienses

A deputada Celina Leão usou, nesta terça-feira (13), a tribuna do plenário da Câmara Legislativa do DF (CLDF), para falar do Projeto de Lei 1.225/2016, de sua autoria, que trata da Instituição do sistema rodoviário do D, que institui a modificação na classificação das vias urbanas do DF. O objetivo da parlamentar é acabar com a indústria de multas que, segundo ela, está prejudicando os motoristas do DF, em virtude da obrigatoriedade de transitarem com faróis acesos durante o dia, em vias internas da cidade.

O alerta da parlamentar se deve pelo fato de que muitas das vias do DF são classificadas como rurais ou rodovias, mesmo aquelas que estão no centro da cidade. “Tivemos acesso a uma estatística que aponta que quase 30 mil veículos no DF foram multados nesse pequeno período de vigência dessa lei, que obriga que o motorista utilize farol baixo ao trafegar em rodovia. A Justiça Federal no Distrito Federal decidiu, no início deste mês, suspender a Lei 13.290/2016, conhecida como Lei do Farol Baixo, que obrigava condutores a acender o farol do veículo durante o dia em rodovias”, relembrou Celina. 

A deputada destaca ainda a decisão do juiz federal Renato Borelli, da 20ª Vara Federal em Brasília, que entendeu que os motoristas não podem ser penalizados pela falta de sinalização sobre a localização exata das rodovias. “O juiz já conseguiu suspender temporariamente essa lei e, por uma questão de justiça, é importante que esse projeto seja aprovado, porque muitas dessas vias não são rodovias, e estão dentro do perímetro urbano, enquanto que outras são classificadas como vias rurais, inclusive algumas delas que cortam o Lago Norte”, exemplificou.

O Projeto de Lei 1.225/2016, de Celina, foi protocolado em 16 de agosto passado, e naquela data Celina pediu apoio de seus pares para a aprovação da matéria. E nesta terça-feira repetiu o pedido. “Peço aos colegas que estiverem analisando esta proposição, que se encontra na CEOF, como o deputado Agaciel Maia, para analisar o projeto com rapidez. Deputado Juarez, peço que vote, com o apoio dos deputados, no plenário, na semana que vem, pois é um projeto importante para o DF. Não sabemos quanto tempo essa lei vai estar aí. Eles [Denatran] já recorreram da decisão judicial, mas acho que podemos ajudar muito ao Distrito Federal, se aprovarmos a matéria”, defendeu Celina.

O Código de Trânsito Brasileiro diz que rodovias são vias rurais, porém, no DF, há uma grande quantidade de rodovias criadas dentro das cidades com provável objetivo de receber repasse do Governo Federal, da CIDE Combustível. “O meu projeto de lei corrige esta distorção absurda e alinha as vias do DF ao Código de Trânsito”, avalia Celina.

sábado

AVISO DE PAUTA: A primeira edição da Ouvidoria Itinerante acontece na Virada do Cerrado 2016!


AVISO DE PAUTA: A primeira edição da Ouvidoria Itinerante acontece na Virada do Cerrado 2016!
(Brasília, 09/09/2016) – Buscando estar mais perto do cidadão, a Ouvidoria-Geral do DF está coordenando a participação de ouvidorias de Administrações Regionais e órgãos e entidades na Virada do Cerrado, que acontece até o dia 11 de setembro. A iniciativa faz parte do Programa “Ouvidoria Itinerante”, que tem o objetivo de facilitar o acesso do cidadão ao serviço de ouvidoria, utilizando-se de oportunidades de contato proporcionadas por eventos públicos.
Na Ouvidoria Itinerante o cidadão pode manifestar suas reclamações, elogios e sugestões. E no dia 11 de setembro, a equipe da Ouvidoria-Geral estará no estacionamento 10 do Parque da Cidade, para atendimento de 10 às 16h.

Confira a programação das ouvidorias participantes neste final de semana:

10/09
Administração Regional do Cruzeiro
Biblioteca Pública do Cruzeiro - Quadra 03 - A/E C, SRES - Cruzeiro Velho
Atendimento das 14h às 19h
Administração Regional do Guará
Ecológico Ezechias Heringer  II -  Parque Guará
Atendimento das 9h às 12h
Administração Regional de Santa Maria
Praça Central
Atendimento das 14h às 19h
Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEDESTMIDH e Ceasa
Centro de Referência em Agroecologia e Tecnologias Sociais (CRATS) – no prédio da Ceasa
Atendimento das 9h às 12h

11/09
Ouvidoria-Geral do DF
Parque da Cidade – Estacionamento 10 – Tenda da Terra
Atendimento das 9h30 às 16h
Administração Regional do Cruzeiro
Parque da Cidade – Estacionamento 10 – Tenda da Terra
Atendimento das 9h30 às 16h
Bombeiros
Parque da Cidade – Estacionamento 10 – Tenda Fogo
Atendimento das 10h às 16h
Caesb
Parque da Cidade – Estacionamento 10
Atendimento das 10h às 16h
Ouvidorias temáticas:
·      Sema
·      Ibram
·      SLU
Parque da Cidade – Estacionamento 10


Atendimento das 10h às 16h

Mais informações:
Controladoria-Geral do Distrito Federal
Assessoria de Comunicação Social
Telefones: (61) 2108-3396 ou 2108-3208





A informação contida nesta mensagem de e-mail, incluindo quaisquer anexos, é de uso exclusivo do destinatário e pode conter informações confidenciais e/ou privilegiadas. Se você não é o destinatário designado, qualquer uso, cópia, divulgação, veiculação ou distribuição é estritamente proibida. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, por favor, notifique o remetente imediatamente, respondendo este e-mail, e apague esta mensagem de seu computador ou de qualquer outro banco de dados.

Terracap promove visita à Torre de TV Digital a 32 escolas de Planaltina de Goiás


Terracap promove visita à Torre de TV Digital a 32
escolas de Planaltina de Goiás

Iniciativa faz parte do Programa Terracap Cidadã e dá prosseguimento à ação criada no primeiro semestre deste ano, com o objetivo de proporcionar a alunos de escolas públicas a oportunidade em conhecer um dos mais belos empreendimentos de Brasília

Vinte professores e cem estudantes de 32 escolas públicas de Planaltina de Goiás poderão conhecer de perto como funciona a Torre de TV Digital. Quem promove a visita é a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), que coloca à disposição um de seus empreendimentos, para que os estudantes aprendam um pouco mais sobre a importância do monumento criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O passeio, que ocorre no dia 13 de setembro, próxima terça-feira, a partir das 9h45, também está inserido no projeto pedagógico da Secretaria de Educação de Planaltina de Goiás, no qual os alunos estudam o desligamento do sinal analógico e a entrada do sinal digital, previsto para entrar em vigor em outubro deste ano, inclusive no município goiano.

A Secretaria de Educação de Planaltina/GO também levará um docente com conhecimentos técnicos sobre o assunto, para tirar eventuais dúvidas. Os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de aprender um pouco mais, também poderão contemplar a bela paisagem de Brasília do Mirante Flor do Cerrado, com 110 metros de altura.

Terracap Cidadã - A ação desenvolvida pela Terracap faz parte do Programa Terracap Cidadã, iniciado em 2013. A iniciativa inclui doações a entidades sociais; ações de compensação ambiental, como o plantio de mudas nativas do bioma cerrado; além de outras iniciativas que promovam o bem-estar social e a preservação do meio ambiente.

Neste ano, a Terracap ampliou um pouco mais esse projeto ao promover, junto aos alunos das escolas públicas do Distrito Federal, a visita a dois de seus principais empreendimentos: o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e a Torre de TV Digital.


Escolas que vão participar da visita à Torre de TV Digital, no dia 13/9:

Escola Municipal Boa Esperança
Escola Municipal Carlos D. de Andrade
Escola Municipal Carlos Alves
Escola Municipal Cora Coralina
Escola Municipal Conquista do Saber
Escola Municipal Criança Esperança
Escola Municipal Darcy Ribeiro
Escola Municipal Eça de Queiroz
Escola Municipal Eloy Pinto de Araújo
Escola Municipal Emília Ferreiro
Escola Municipal Estrela do Leste
Escola Municipal Felipe de Lyon
Escola Municipal Flor do Cerrado
Escola Municipal Flor da Terra
Escola Municipal Marlene Mariano Cardoso
Escola Municipal Jardim Paquetá
Escola Municipal Jorge Amado
Escola Municipal Machado de Assis
Escola Municipal Marcelo Lemgruber
Escola Municipal Panorama
Escola Municipal Paulo Freire
Escola Municipal Pingo de Sabedoria
Escola Municipal Professor Francisco Alan
Escola Municipal Professora Júlia Oliveira
Escola Municipal Professora Zaida Boaventura
Escola Municipal Rui Barbosa
Escola Municipal Santa Maria
Escola Municipal Simone Pinto Boaventura
Escola Municipal Nossa Senhora
Escola Municipal Olavo Bilac
Escola Municipal Vila Mutirão
Escolas Municipais do Campo

 Serviço:

O que: Visita à Torre de TV Digital
Quando: 13/9/2016, das 9h45 às 11h30

William Martins
Assessoria de Comunicação - ASCOM/PRESI
TERRACAP – Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal
Tel.: (61) 3342-2328/98123-2652
LOGO TERRACAP horiz
cid:image002.png@01D1E26C.40AE11B0

quinta-feira

Dia Nacional do Cerrado será celebrado com cinco dias de atividades ambientais e culturais em todo DF

Entre os dias 7 e 11 de setembro o Distrito Federal será palco da segunda edição da Virada do Cerrado. A atividade é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal - SEMA, do Comitê Criativo da Virada do Cerrado e do Fundo Único de Meio Ambiente– FUNAM. Mais de trinta organizações não governamentais, universidades, secretarias do Governo de Brasília, além do Sebrae-DF e do Ministério do Meio Ambiente fazem parte do comitê de organização do evento. Além deste, foram criados os comitês criativos nas regionais administrativas do DF para organizar atividades locais.

A Virada do Cerrado é um grande programa colaborativo de mobilização e educação ambiental que promove atividades socioambientais, educativas, esportivas e culturais,integrando o poder público com organizações da sociedade civil e do setor privado em um movimento pelo equilíbrio ambiental do Distrito Federal. 
 Este ano a Virada traz como tema principal as mudanças climáticas, principal desafio da humanidade na atualidade. Também conhecida como aquecimento global, a mudança climática se dá pelo aumento de temperatura média global, causando desde chuva inesperada a ondas de calor extremas. O processo de aquecimento está acontecendo muito mais rápido do que antes, e este rápido aquecimento é causado pelo aumento dos níveis de emissões criadas pelo homem.
Para sensibilizar os visitantes de maneira lúdica e educativa para estas questões, serão realizadas ações ligadas aos quatro elementos da natureza: Terra, Água, Fogo e Ar – promovendo a reflexão sobre o reflorestamento, preservação dos rios e nascentes, práticas de contenção do fogo, mobilidade urbana e poluição do ar.  Na prática, estamos falando de Tendas Temáticas dos quatro elementos que estarão compondo a programação do dia 11 de setembro, no Parque da Cidade. Um dos destaques da programação é a Feira de Troca de Sementes e Mística Indígena dos Povos Fulni-ô (Santuário dos Pajés) que acontecerá na Tenda Terra às 9h, assim como a mesa de Diálogos sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá na Tenda Ar, às 15h, tendo como participantes o Secretário de Meio Ambiente do DF André Lima, a ex ministra do Meio Ambiente Marina Silva, a empreendedora social e coordenadora do Engajamundo Raquel Rosenberg e Adriana Ramos, do Instituto Socioambiental.

Além da programação no Parque da Cidade, a programação da Virada deste ano incluem mais de 300 atividades em varias regiões do DF, como rodas de conversa, shows, oficinas, palestras, mutirões nos parques, feiras agroecológicas, caminhadas, corridas, bicicletadas, contação de histórias, circuito de ciências, cine ambiental, teatro, passeios ecológicos, entre outros. Vinte e oito regiões estão confirmadas na edição deste ano, inclusive em Padre Bernardo, Goiás. Águas Claras, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural, Fercal, Gama, Guará, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Paranoá, Park Way, Parque da Cidade, Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo I e II, São Sebastião, Samambaia, Santa Maria, SIA, Sobradinho, Sudoeste, Taguatinga e Varjão são os locais que tem atividades programadas.

A abertura da Virada do Cerrado será no dia 7 de setembro, às 9h no Parque das Garças - Lago Norte. A programação do dia envolverá atividades esportivas, de qualidade de vida e atrações culturais. Circuito de Natação Ecológica, Aula de Yoga, shows, oficina de degustação de sucos detox e atividades infantis são algumas das atrações que o público pode participar. Também no dia 7, das 9h às 12h o Mercado Sul de Taguatinga estará recebendo o Mutirão no Beco. Os interessados participarão de uma oficina de compostagem e hortas agroflorestais. Neste mesmo dia a Pedra Fundamental de Brasília comemora 94 anos desde que foi instalada, em Planaltina. Para comemorar este marco, a partir das 8h30 será realizada a Caminhada Ecomuseu Pedra Fundamental: travessia literário-musical, com poesia e sensibilização pelo cerrado. A concentração será na Praça do Museu.
No dia 8 de setembro, das 11h às 14h o público de Sobradinho poderá degustar pratos inspirados no Cerrado: é o Chef nos Restaurantes Comunitários. Aqui chefes de cozinha renomados estarão ensinando as equipes dos restaurantes comunitários a preparar o prato do dia inspirado em sabores do Cerrado. Os pratos preparados serão servidos à comunidade a preços acessíveis.

Abrigando 30% da biodiversidade brasileira, o Cerrado guarda nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: São Francisco, Araguaia-Tocantins e Prata, por isso é conhecido como o “Berço da Águas”. Para questionar o modelo atual de exploração deste bioma e dar visibilidade às ações que promovem a preservação do Cerrado, o Centro de Excelência do Cerrado – Cerratenses realizará no dia 9 de setembro reunião especial do Fórum Aliança Cerrado. Nesta reunião serão assinados o decreto de criação do Programa Piloto Recupera Cerrado DF e o decreto de criação do Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado no DF.  O Cerratenses fica no Jardim Botânico de Brasília, e a atividade será realizada das 14h30 às 18h.

Programação Cultural

No dia 11 de setembro as atividades serão concentradas no Parque da Cidade. Feira de Produtos do Cerrado e Tecnologias Sustentáveis, Exposições, Oficinas, Food Bikes e Truck Foods são atividades que acontecerão das 9h às 18h. A partir das 16h a Virada do Cerrado receberá grandes atrações culturais da cidade. Um dos principais pioneiros na recente expansão do uso da viola no Brasil, Roberto Correa volta aos palcos da cidade para apresentar sua versatilidade artística. Além do violeiro os grupos Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, Maria Sabina & a Pêia, Pé de Cerrado, as bandas Beat Movement, Trio Madrake e a cantora Emília Monteiro se apresentam no palco da Virada. Os shows acontecem até as 22h, encerrado a programação da Virada 2016.