Páginas

segunda-feira

Confirmada a adesão de Santo Antônio do Descoberto ao Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, o Juventude Via

Na tarde de quinta-feira (05/09) o prefeito Itamar Lemes Prado participou do lançamento do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra -Juventude Viva, que disponibilizará R$ 90,3 milhões em recursos do governo federal para a capital do país e também seis municípios vizinhos desenvolverem ações que reduzam os riscos sociais para jovens negros entre 15 e 29 anos.
Na semana passada foram anunciados os municípios da Região Metropolitana que seriam contemplados, Santo Antônio do Descoberto não estava incluído, pois os números registrados no “Mapeamento da Violência 2012” não apontavam altos índices. Por este motivo o prefeito solicitou a Diretoria de Projetos que encaminha-se a Secretaria Nacional da Juventude um defesa explicando por que nosso índices são baixos, “não temos Delegado de plantão a noite e final de semana, por isso as ocorrências deste tipo são registradas em Águas Lindas, necessitamos de apoio para desenvolver projetos para nossa juventude a assim coibirmos o aumento da violência”, indagou o prefeito.
O documento foi enviado e hoje a Secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo, anunciou a confirmação do município no plano. “Nosso trabalho e garantir os recursos para execução dos projetos”, destacou o Diretor de Projetos, Emerson Palmieri.
O DF será a terceira unidade da Federação a implantar o plano "Juventude Viva", depois de Alagoas e Paraíba, mas terá como diferencial a integração com municípios do entorno (Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas de Goiás, Formosa, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso). O Plano é uma iniciativa do governo federal para reduzir a vulnerabilidade de jovens aos homicídios, em uma ação articulada com vários Ministérios e parceria com os governos estaduais e municipais.
O Diretor da Juventude, Jeferson e o Assessor da Diretoria de Projetos da Assistência Social, Rafael Viera, também acompanharam o prefeito neste ato.
Mapeamento
Segundo o "Mapa da Violência 2012", com base em dados de 2010 do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, o DF é a quinta unidade da Federação com maior taxa de morte entre jovens negros (103,8 para cada grupo de 100 mil habitantes).
Em números gerais, o banco de dados do Serviço único de Saúde (SUS) mostra que, em 2010, foram registradas 880 mortes violentas no Distrito Federal, das quais 57,84% foram homicídios de jovens, com 88,41% das vitimas negras e 82,7% do sexo masculino.
Em municípios da região metropolitana, como Novo Gama e Águas Lindas de Goiás, 100% das vítimas de homicídios entre 15 e 29 anos eram negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado(a) Visitante

Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.

* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.

¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•