Os principais projetos e políticas públicas do governo federal serão apresentados em oficinas e palestras durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas -- Municípios fortes, Brasil sustentável. O evento, que é coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais, começou nesta segunda-feira (28/1), com a presença da presidenta Dilma Rousseff, e vai até 30 de janeiro, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.
Os ministros apresentarão programas prioritários executados em parceria com os governos municipais, como o Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos e de Saneamento, entre outros. O local ainda terá estandes de dezenas de programas voltados às prefeituras. Palestrantes também falarão de boas práticas já adotadas com sucesso em governos anteriores e capacitação nas diversas áreas.
"Esse encontro é muito importante para promover uma integração ainda maior entre os gestores municipais e a União. A ideia é que os prefeitos e as prefeitas possam conhecer melhor os instrumentos que estão disponíveis para cumprir com o plano de governo proposto durante a campanha deles”, diz a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
O Prefeito Hildo é da opinião que "essa parceria com o governo federal assim como a capacitação dos novos prefeitos é muito importantes para os novos gestores e Águas Lindas só tem a ganhar",disse.
O Encontro
O Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas tem como objetivo subsidiar os gestores municipais com informações sobre programas e ações federais que ajudarão a iniciar os mandatos, ou dar continuidade à gestão municipal com foco no desenvolvimento sustentável.
O evento, cujo tema é “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, irá reunir os principais Ministérios e órgãos do Governo Federal para apresentarem suas políticas, divididas em quatro eixos: desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento ambiental e urbano, e participação social e cidadania.
A iniciativa faz parte das ações de apoio à gestão local e garante a continuidade do diálogo direto e republicano entre Governo Federal e governos municipais que teve início em 2003, com a criação do Comitê de Articulação Federativa - CAF. Esse diálogo assegurou importantes conquistas e benefícios para os Municípios.
Além de apresentar os principais programas do Governo Federal executados em parceria com os governos municipais, como Brasil sem Miséria, PAC II, Política Nacional de Saneamento e de Resíduos Sólidos, entre outros, o evento irá oferecer oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e outros instrumentos de modernização administrativa, e apresentar boas práticas de municípios e consórcios públicos intermunicipais em diversas áreas. Também foram organizadas publicações como: orientações para e início de mandato, catálogo de programas federais que podem ser acessados pelas prefeituras e revista sobre os programas e ações do Governo Federal.
Fonte: (Assessoria de Imprensa da Prefeitura)