Determinado a trabalhar para que as ações relativas à segurança pública se tornem cada vez mais eficazes, o governador Marconi Perillo inaugurou, desta sexta-feira,(20/4), as três primeiras Bases Operacionais do Comando de Operações de Divisas (COD), acompanhado pelo secretário de Segurança Pública, João Furtado Neto, e do Comandante Geral da PMGO, coronel Edson Costa Araújo. Elas foram instaladas nas GO – 206, Km 01, Cachoeira Alta (próximo de Caçu e da BR-364); GO 180, Km 01, Aporé; e GO 050, Km 01, Chapadão do Céu.
A chamada “Polícia de Fronteiras” foi criada por determinação do governador Marconi, que havia assumido compromisso com a população goiana ainda em campanha eleitoral. O COD atuará na proteção das divisas de Goiás, principalmente no combate ao tráfico de drogas, contrabando, entrada de armas, roubo de cargas e crime de cangaço.
A escolha destes locais aconteceu em parceria com a Polícia Federal, que possui um diagnóstico destas entradas, e mapeamentos realizados pelo Grupamento Aéreo da PM (Graer) e a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Justiça. A determinação do governador é de que até o final deste ano a Secretaria de Segurança Pública e Justiça instale 16 bases em todas as divisas goianas.
A princípio, 130 policiais serão responsáveis pela segurança de fronteira. Um helicóptero e um avião modelo sêneca estarão à disposição da operação. As primeiras bases foram instaladas em estruturas já existentes.
Em Cachoeira Alta e Aporé, foram usados os postos da Polícia Rodoviária Estadual. Os locais foram reformados, reestruturados e adequados ao padrão do Batalhão de Divisas.
Em discurso, o governador Marconi Perillo disse está feliz em poder cumprir compromisso estabelecido com a população de fechar as fronteiras do Estado para o crime organizado. Ele pediu a João Furtado que não meça esforços para que o comando obtenha êxito nas três primeiras bases e nas demais que serão instaladas.
“Se houver necessidade de maiores recursos para que essa operação seja eficaz, tais como a aquisição de carros potentes e armas de calibre grosso, não hesite em me comunicar, em pedir ao governo do Estado, que eles serão disponibilizados de imediato”, disse Marconi a João Furtado.
Sexta – feira 21/4/2012 ás 20:05
Postada pela redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado(a) Visitante
Deixe seu comentário.
Assim que o ler, publicarei e o responderei.
Volte para saber a resposta.
* Mas qualquer comentário ofensivo e insultuoso será
ignorado e não será respondido.
¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`• Um abraço¸¸.•´¯`•.¸¸•.¸¸.•´¯`•