O Comandante Geral da PM, Coronel Edson Costa Araújo |
2012 começa com mudanças importantes na Polícia Militar de Goiás. Dois novos grupos especiais serão criados, com a finalidade de proteger as divisas do Estado e agilizar o atendimento prestado ao cidadão: o COD (Comando de Operações de Divisas) e o COR (Comando de Operações de Recobrimento).
O Comandante Geral da PM, Coronel Edson Costa Araújo, acredita que os novos grupos são fundamentais para impedir a migração da criminalidade, um problema recente, porém preocupante.
O COD terá bases fixas e móveis, nas principais estradas que cortam Goiás e dão acesso a outros Estados. Policiais especialmente treinados, selecionados entre os grupos especiais já existentes (Batalhão Rodoviário, Batalhão Ambiental, Choque, Giro e Rotam), vão trabalhar com armamento mais pesado e o auxílio de cães farejadores, na tarefa de impedir a entrada de armas e drogas.
“Surpreenderemos os traficantes. Vamos apreender armas e drogas e recapturar foragidos. Vamos impedir, principalmente, as incursões dos criminosos nas cidades pequenas, que são mais vulneráveis e sofreram muito em 2011”, detalha Edson Araújo. O COR será uma unidade especial sem base fixa, sempre pronta para entrar em ação, por períodos que poderão variar de uma semana a 90 dias, segundo as estatísticas da criminalidade.
“Vamos agir intensamente, com ações de saturação, nos locais indicados pelo mapa (da criminalidade). Vamos dar o acabamento no trabalho da polícia local”, esclarece o Comandante. Os dois novos grupos devem começar a atuar em 90 dias. Antes, precisam ser estruturados, com destinação de armas, cães e viaturas, e treinamento específico para os policiais selecionados. (Fonte Agecom)